Como surgiu a Donadelas? Por que estamos aqui?

O empreendedorismo feminino tem se tornado uma área fundamental da economia brasileira. Sua importância fica ainda mais evidente quando se olha para os números que vêm à tona destes negócios.

Estima-se que 50 milhões de pessoas estejam empenhadas em seu próprio negócio, deste total – segundo o SEBRAE – 24 milhões são mulheres.

Em um outro estudo, desta vez produzido pelo Boston Consulting Group, foi constatado que, para cada dólar investido em startups fundadas por mulheres, 78 centavos de dólar eram gerados em receita. No caso das startups masculinas, 31 centavos de dólar.

Mesmo com um cenário favorável, mulheres empreendedoras ainda levantam menos dinheiro: em média 935 mil dólares ante 2,2 milhões comparado com startups masculinas.

Ainda de acordo o estudo, mulheres têm mais dificuldade em acessar créditos e financiamentos e são pressionadas pelas exigências das tarefas domésticas e a maternidade.

Sororidade em um cenário de crise

Além de todos esses obstáculos, surge a pandemia mundial, gerando uma crise pessoal e empresarial sem precedentes na história. Como lidar com todos os desafios de ser mulher, empreendedora e ainda lidar com essa instabilidade econômica? 

Muitas mulheres se reinventaram nesse período, reestruturando seus negócios e modo de vida para se adaptarem às mudanças impostas pela pandemia. Uma dessas mulheres foi Ely Ribeiro, que construiu sua carreira com consultorias e treinamentos empresariais e, em paralelo, administrava um comércio até 2019. Após o início da pandemia, viu todo o seu planejamento para 2020 se perder e o serviço de treinamentos e consultorias presenciais paralisar pela primeira vez em 20 anos.

Durante os primeiros meses de isolamento social, ela manteve contato constante com suas amigas, muitas delas também empreendedoras, ouvindo suas histórias, dores, angústias. Todas estavam com medo das mudanças que estavam por vir e sem ter ideia do que fazer diante dessa realidade e do que mais iriam enfrentar.

Com tempo livre, Ely buscou por novas ideias e soluções que poderiam ajudar suas amigas empresárias e deu início a uma troca de sugestões e informações que, em pouco tempo, começaram a resultar em mudanças positivas. Percebeu ainda que a ansiedade da maioria estava em ter que lidar com todas as decisões sozinha. Quando conversavam e compartilhavam seus receios, as soluções começavam a surgir.

A partir desta ação colaborativa, se atentou que poderia ser positivo levar essa experiência para outras mulheres. Se com alguns telefonemas e mensagens foi possível aplicar novas estratégias durante a pandemia, o que seria possível fazer se houvesse um espaço dedicado a isso, onde fosse possível incluir mais mulheres?

Uma comunidade para mulheres empreendedoras

Conversando com um investidor, a solução foi ficando clara: era preciso criar algo que tornasse possível conectar todas essas mulheres. Uma espécie de rede social dedicada, onde elas pudessem vivenciar de maneira simples, mas com foco, essa troca de experiências.

O desafio agora era conseguir tornar essa rede social possível. Ely Ribeiro entrou com contato com amigas empreendedoras, fez reuniões online com líderes de entidades empresariais, estudou sobre o universo das mulheres de negócios e passou a fazer parte de vários grupos de mulheres empreendedoras. Com isso, garantiu uma visão mais assertiva do que seria necessário para que essa ideia se tornasse realidade. Horas de dedicação em aprender sobre o universo digital e uma equipe técnica incansável e competente foram a combinação sinérgica para tornar a rede real.

No início de setembro foram realizados os primeiros testes: o feedback de 40 amigas e amigos próximos ajudaram a definir quais seriam os ajustes finais a serem feitos. Depois de meses de trabalho, esforço e dedicação de toda a equipe, nascia o DONADELAS.

Mulheres apoiando outras mulheres

Com a missão de conectar mulheres empreendedoras com pessoas que possam ajudá-las a transformar suas vidas, a rede DONADELAS oferece um modelo dinâmico, com foco em criar e fortalecer conexões reais entre mulheres empreendedoras de todo o país, além de ser totalmente gratuita.

Buscando estimular a sororidade, a proposta da DONADELAS é entregar um ambiente onde as mulheres se sintam confortáveis para expor dúvidas, buscar apoio, divulgar seus produtos e serviços através de mensagens, vídeos ou fotos. Podem ainda elaborar enquetes para ter um retorno rápido sobre alguma questão, e dentre outras funcionalidades, ampliar seus contatos de maneira assertiva com foco em resultados para si e para seus negócios.

Participe você também! Esperamos você lá: http://www.donadelas.com.br
Até breve!

Artigos relacionados

Comentários

  1. Ely eu amei a ideia. Você sempre à frente é surpreendente. Tenho certeza que será um sucesso. Eu me reinventei tbm após ser demitida na pandemia. E agora estou aprendendo a empreender, de verdade. Sempre fui autônoma e resolvi colocar mão na massa e realizar alguns sonhos antigos E estou amando poder recomeçar, da um gás novo.
    Parabéns amiga!!!!