O valor que você tem hoje, sustentará novas escolhas por você no futuro?
Talvez você precise ser lembrada que o que define o seu negócio é a sua entrega de valor. Como o mercado lhe vê?
Para você entender melhor o que faz um consumidor lhe escolher, ou um cliente lhe procurar novamente, eu vou lhe apresentar uma “operação matemática”
CF = Ca + Co.
Ficou curiosa para saber o que significa essa “metáfora matemática”? Bem, antes eu vou precisar lhe perguntar algo: Quando você diz que CONFIA em um profissional e/ou empresa, a que você está se referindo? O que lhe leva a ter essa percepção de confiança?
Seja qual for a variedade de respostas obtidas, elas se referem a um núcleo básico de CAPACIDADE (Ca) e COMPETÊNCIA (Co). E, apesar dessas expressões aparentemente andarem interligadas, essa não é uma condição natural.
A capacidade está ligada ao poder de se exercer algo; o que significa a necessidade de se ter conhecimento para a produção de um resultado. Atribui-se a condição de CAPAZ, a quem está HABILITADO a realizar algo; portanto, quem reúne os elementos necessários à prática de uma determinada atividade.
Mas, isso não o transforma em competente. A COMPETÊNCIA não pode ser ensinada; não se aprende em cursos, atualizações ou formações acadêmicas. A competência é uma CONSTRUÇÃO , realizada através das EXPERIÊNCIAS que serão praticadas no seu cotidiano profissional.
Sim, uma pessoa CONFIANTE é aquela que não desconsidera a possibilidade da existência de erros ou, até mesmo, fracassos. Mas, que compreende ter reunido os conhecimentos necessários à sua atuação; e ter vivenciado um número de experiências que já a habilitam a uma práxis com MAIOR EFICIÊNCIA.
Há estudos que apontam a excelência de um profissional é parametrizada pela prática de “10 mil horas de voo”. E, já há teorias que falam em “20 mil horas”. Mas, calma! Isso não significa que você não será CONFIANTE antes disso! Porém, isso claramente nos aponta que podemos fazer uma adaptação ao jargão popular, e dizer:
“ SÓ A PRÁTICA É CAPAZ DE CONDUZIR À EXCELÊNCIA” .
Essa é a misteriosa e inquietante “retroalimentação” necessária ao seu caminho da excelência. Sendo assim, essa “operação” CF = (Ca + Co) significa que a Confiança do consumidor/cliente está vinculada a uma avaliação do resultado que, por ele é obtido, quando verifica a SOMA de sua capacidade mais sua competência.
Você gostaria de ser mais confiante para realizar mudanças e novas conquistas? Comece por compreender que há a necessidade de preparo, muita prática, e uma convicção de que: o processo não se cria, se vivencia!
E, se o consumidor CONFIA em escolher você, é porque para ele, está claro o seu valor. E agora, qual o próximo passo para você se reconhecer como mais confiante?
Comentários