Concorrência é bom ou ruim para o meu negócio?

Para muitas empreendedoras o ideal seria não ter concorrentes no seu segmento, afinal é muito mais fácil viver no oceano azul. Mas, será que para os negócios este é o melhor cenário?

Claro, que todas nós sentimos um certo medinho quando falamos em concorrência. Às vezes sentimos raiva, insegurança até inveja, mas é normal, afinal montar, abrir um negócio é uma jornada que envolve muitos sacrifícios pessoais, financeiros e tempo.

Empreender requer muito envolvimento, por isso a menor possibilidade de que outra pessoa empreenda no mesmo segmento que o meu, e ainda ter uma ideia melhor ou mais competitiva que a minha, gera esse turbilhão de emoções citadas acima. Fique calma, isso acontece com você, comigo e com nossos concorrentes.

Tenho certeza de que você já ouviu a expressão “Para se manter vivo, precisa ser competitivo e, para ser competitivo, precisa de concorrência.”  

Isso é a mais pura verdade, concorrência é sinônimo de mercado, mostra que há demanda do produto ou serviço, ou seja, tem público querendo pagar pelo que você tem a oferecer.  

Outro benefício da concorrência é a inovação, pois com o objetivo de se diferenciar, as empreendedoras buscam inovações em seus produtos ou serviços. A competitividade faz com que as pessoas pensem “fora da caixa” frente aos problemas. Hoje, cada vez mais é necessário pensar e estimular que seus funcionários pensem “fora da caixa” tanto para o crescimento do negócio quanto para o desenvolvimento deles mesmos.

A competitividade também nos leva a pensar muito mais na qualidade dos produtos ou serviços que entregamos. Afinal, todas sabemos que quem alcança o melhor padrão de qualidade vende mais. Se não houvesse concorrência, como seríamos estimuladas a buscar o melhor padrão de qualidade, sem termos comparação? Com certeza, não buscaríamos.

E não esqueça, podemos usar a concorrência como uma grande fonte de aprendizado. Podemos estudar o que o mercado aceitou ou não, ou seja, filtrar as melhores estratégias, práticas e políticas de venda, facilitando assim, nossos próximos passos. Não é fácil empreender no Brasil, então por que não aprender com os acertos e erros dos concorrentes?!

E outra coisa, sempre falamos de como motivar nossos funcionários, mas como nos motivamos? Exatamente! A concorrência tem esse fator motivacional, afinal nos estimula a:

  • Atender melhor os clientes.
  • Ter políticas de gestão de pessoas.
  • Buscar alinhar nossa proposta de valor à necessidade do nosso publico alvo de forma clara e transparente.
  • Nos adequarmos às mudanças tecnológicas.
  • Nos atualizarmos em gestão de negócios.
  • Explorar novos mercados.

Tudo isso nos fortalece como empreendedoras. Tenho certeza de que um mundo sem concorrência seria muito ruim. Não reclame da existência do seu concorrente, agradeça, pois ele pode ser sua INSPIRAÇÃO.

Artigos relacionados

Comentários