Vender mais vai salvar a minha empresa?

Já se foi o tempo que os resultados eram garantidos quando a venda era boa. Bastava vender bem que o dinheiro era certo, já que as margens de lucros eram altas e garantiam os resultados. Esse tempo ficou para trás. Hoje, não há sequer um sopro desse tempo. Margens muito altas, que garantam um faturamento real, são peça de museu, eu posso garantir isso!

O que temos hoje é um mercado extremamente competitivo, global e até mesmo canibal. É muito difícil concorrer com os gigantes, que ganham no volume e, por isso, conseguem manter os preços lá embaixo. E como eles ganham tanto dinheiro? Ganham porque são muito produtivos, são enxutos, não desperdiçam e sabem fazer uma gestão financeira tão rigorosa quanto vencedora. Ganham porque estão preparados para isso.

Então vender mais não salvará a minha empresa?

É claro que vender mais é sempre muito bom. E é fundamental para os bons resultados de uma empresa. O que estou afirmando, com todas as letras, em alto e bom som, é que as vendas, por si só, não garantem o lucro.

Vamos ilustrar isso com um exemplo bem claro. Imagine que você gaste R$ 15,00 para produzir uma pizza, mas a vende numa promoção por R$ 14,00. A clientela dá uma resposta fantástica, consumindo centenas e centenas de pizzas, mas quanto mais você vender a esse preço, pior será o seu resultado. O prejuízo será bárbaro se você não estancar esse buraco sem fim.

Você pode fazer uma promoção bombástica, e até perder dinheiro com isso? Claro que pode, desde que por um tempo mínimo e tudo muito bem planejado. Mas não pode simplesmente desconhecer seus gastos, não saber quanto custa aquele produto e precificar aleatoriamente. Isso, jamais.

Claro que estou usando um exemplo um pouco exagerado, mas infelizmente isso acontece muito no empreendedorismo. É mais comum do que você pode imaginar o erro da precificação dos produtos, o que traz prejuízos e pode até provocar a falência da empresa. Já vi muito empreendimento fechar por conta disso, infelizmente.

É preciso saber vender

Essa é a questão principal: é preciso saber vender, antes de vender muito. É preciso ter uma margem de lucro real, é preciso manter o cliente fiel, é preciso ser competitivo no mercado e, sobretudo, é preciso ter controle de todas as operações para não transformar grandes vendas em grandes prejuízos.

É preciso controlar o caixa da empresa e promover uma gestão financeira eficaz e voltada para o resultado. É claro que a gente quer vender muito, mas antes de vender muito é preciso saber vender bem.

Artigos relacionados

Comentários