O motivo da falta de Inovação na sua empresa pode ser Você!
No desenvolvimento de meu trabalho junto a empresas, vivencio a constante reclamação de gestores que descrevem sua equipe como: acomodada; não dá novas ideias; faz sempre o mesmo; não tem vontade…
Mas, quando alguém tem uma sugestão, é o primeiro a criar dificuldades! Nem termina de ouvir a ideia apresentada e já fala que não vai ter verba; que não é uma necessidade para o momento; que em “time que está ganhando não se mexe” ; que não faz sentido para ele…
Se você é gestora e se reconhece nessas falas, é hora de repensar sobre sua atitude diante da equipe; porque pode ser você quem está bloqueando a inovação da empresa!
Não há investimento em tecnologia ou em equipamentos avançados que sobreviva a uma equipe desmotivada. Sua postura pode estar “soterrando” a atividade criativa de seu time, e “comunicando uma cultura reativa à mudança”
Como bem lembrado por Peter Drucker: “A cultura come a estratégia no café-da-manhã.”
O mundo está cada vez mais competitivo. E, a criação de diferenciais, tem sido apontada como a “chave” para uma competição pelo futuro. O caminho da busca por inovações é a marca de uma individualização do seu fazer.
Para que isso ocorra, é fundamental fomentar uma cultura de ideias, e buscar, ativamente, gerar inovações.
Reuni 5 dicas para que você possa efetivar a inovação no seu negócio:
1 – Observe as pessoas: É fundamental manter-se atento aos comportamentos dos seus clientes, funcionários. Eles nos trazem grande insights! Mesmo que não tenha contato direto com o cliente, escute seus parceiros, fornecedores e colaboradores, esse movimento nos mantém atuais com os desejos do mercado.
2 – Esteja à frente nas melhorias: Entenda que ter qualidade é um pressuposto básico; para realmente inovar é necessário ir além e oferecer respostas e soluções para novas necessidades.
3 – Ressignifique o erro: É importante desfazer a velha de ideia de que erros são inevitavelmente algo ruim; eles precisam ser vistos como tentativas de acerto, que nos permitem testar caminhos diferentes, até achar o que melhor nos cabe. São oportunidades de aprendizagens!
4 – Invista na gestão de inovação: Mais do que novas tecnologias ou maquinário, a inovação é feita por pessoas! É preciso preparar o seu time para integrar as novidades e, ativamente, cultivar “cabeças pensantes” que contribuam com o aprimoramento de seus produtos ou serviços.
5 – Cultive uma visão de futuro: Compreenda que o futuro não é feito apenas da manutenção da sua posição atual. Para se manter relevante é importante ter “olhos no amanhã”; e entender que, para seguir em frente, é preciso criar novos caminhos.
Portanto, pratique a escuta ativa! Estimule seu time a se engajar no propósito da empresa. Incentive a apresentação de novas ideias; e policie-se para elogiar; mesmo que num primeiro momento pareçam ruins. A criatividade requer exercício! Dessa forma, você estará encorajando seu time para que venham novas e melhores ideias, da próxima vez.
Excente abordagem Ely,
muito bom!
Parabéns.
“O medo nos afasta de tudo que projetamos e sonhamos, nos afastando e tirando das nossas realizações.”
Amei o texto! Isso mesmo! O medo é o maior inimigo da criatividade e também da inovação.