Tatuar ou não tatuar, eis a questão!
A Lei 015122 em seu artigo 13 determina que é expressamente proibida a realização de tatuagem em menor de 16 anos de idade, e, em maior de 16 anos e menor de 18 anos, somente com autorização dos pais ou responsável legal.
Mas, se você já é maior de idade e não precisa dessa autorização eu queria te dar algumas dicas para pensar.
Primeiro, pense antes de ser tatuado, lembre-se de que a tatuagem é permanente, vai ficar na sua pele para sempre.
Pese bem os prós e os contras e não faça apenas porque os amigos todos estão fazendo. Me acompanhe, fazer uma tatuagem vai te fazer feliz? Como os seus empregadores poderão reagir? Sua escolha profissional poderá ser afetada?
Procure um bom profissional, peça referências, visite o estúdio para conversar e checar as instalações.
Os tatuadores realmente bons são agendados com meses de antecedência, então agende seu horário.
Tenha em mente, de forma bem clara, o que quer tatuar. Você pode levar um desenho e discutir antes com o profissional. Tatuagens são feitas por motivos sentimentais, para imortalizar algo ou por outras necessidades.
Cuide de sua higiene pessoal, o tatuador vai trabalhar bem perto de você, então nada de chegar com cheiro ruim ou mesmo sujo. Mas não exagere nos produtos perfumados demais, lembre que há pessoas bem alérgicas.
De forma geral você não precisa dar gorjeta ao tatuador, mas fique à vontade para gratificar caso tenha ficado bem satisfeito com o trabalho.
Como eu disse, o ideal é agendar uma visita antes e discutir com o profissional todos os detalhes e tirar todas as sua dúvidas. Os tatuadores licenciados perguntam sobre as condições médicas da pessoa, então, não esconda nada. Eventualmente eles podem usar agentes anestésicos naquelas pessoas que têm baixa tolerância a dor. E, dependendo dessa conversa, o tatuador pode ate aconselhar a não fazer a tatuagem.
Por favor, nada de ingerir álcool antes de sua sessão, além de ser totalmente inadequado o álcool dilui o seu sangue e isso pode te fazer sangrar mais do que o normal.
A maioria dos profissionais não se importa se você levar uma pessoa para te acompanhar, mas pergunte antes e leve apenas uma pessoa, não vá fazer desse momento uma festa e atrapalhar a concentração do tatuador.
E por último, mas não menos importante, siga todas as orientações do profissional para evitar infecção ou outros problemas.
Comentários