Os idosos de hoje

Na semana passada estava revendo umas fotos de família e me deparei com meu álbum de formatura. Parei para observar o modo de vestir das pessoas, bem como suas aparências. Minha mãe, à época, com 56 anos estava vestida com um tubinho, bem formal e elegante. As demais “senhoras” estavam trajando modelos com blazer ou vestidos bem formais. E o comum entre os convidados era que todos aparentavam ter mais idade do que tinham.

Não tive como não comparar as pessoas de 50+ da época com as de hoje. A diferença é tremenda. A forma de vestir, a aparência física, os modos e costumes, tudo diferente.

Mas é isso mesmo, tudo evolui.

Os tubinhos, blazers, saias plissadas de ontem estão repaginados hoje, com designs mais modernos, modelagens mais leves, tecidos com tecnologias agregadas e cores vibrantes. Tudo para dar mais vida e luz às consumidoras.

Sobre a aparência física de ontem comparada à de hoje, nem se fala. As rugas de expressão das mulheres de 50 anos das décadas de 70 e 80 eram bem mais marcantes que as de hoje. O diferencial era que a tecnologia utilizada nos produtos de cuidados pessoais era bem inferior à que temos hoje.

Acompanhamos o quanto a tecnologia tem contribuído para a qualidade de vida das pessoas, através do desenvolvimento de produtos que estão revolucionando o mercado da moda, da beleza, dos fármacos e dos equipamentos voltados para a saúde e bem-estar dos mais velhos. Que maravilha!

Sabemos que envelhecer é o nosso caminho natural, mas a tecnologia está desempenhando um papel importantíssimo na maneira como enfrentamos esse processo. Manter a nossa capacidade física e mental funcionando ativamente é um dos grandes desafios para os cientistas.

Podemos ver algumas inovações que têm ajudado no campo da saúde e bem-estar.

Ferramentas de monitoramento, tipo wearables, podem rastrear a atividade física, os batimentos cardíacos e até o sono das pessoas que as utilizam.

Plataformas de mídias sociais permitem que os idosos se conectem com amigos e familiares independente da distância.

A telemedicina está se tornando cada vez mais eficaz para dar acesso facilitado àqueles que prezam pela conveniência e comodidade

A tecnologia aplicada no desenvolvimento de novos tecidos tem produzido produtos mais confortáveis e duradouros

Maquiagens que, além de realçar a beleza tratam a pele e a rejuvenescem, estão cada vez mais procuradas.

Algoritmos avançados analisam grande conjunto de dados para identificar padrões de saúde e prever problemas, antes que eles se tornem críticos.

Inteligência Artificial utilizada na prevenção do câncer, antecipando até 3 anos antes do diagnóstico.

E muito mais no campo da moda, da alimentação, dos fármacos e em tantos outros setores.

Que bom que envelhecer hoje está bem melhor que no século passado. É a tecnologia, também, a favor da longevidade.

Mas fica a dica: toda essa tecnologia só promoverá resultados positivos se você estiver bem consigo mesma. Se não for assim, de nada adiantará.

Viva a vida!

Artigos relacionados

Comentários