Traição do Neymar e o que aprender sobre gerenciamento de crise

O jogador Neymar Jr. traiu a namorada grávida Bruna Biancardi. O que este assunto tem a ver com marketing? Após análise da equipe de marketing, o craque foi orientado a pedir perdão em público porque logo em seguida aconteceria o Leilão Beneficente do Instituto Neymar Jr.

Para além das páginas de fofocas, vamos entender este gerenciamento de crise e o que nós, reles mortais, devemos fazer caso a gente passe por um dos cancelamentos tão frequentes na era da internet:

1. Admitir o erro

Se você errou e especialmente se já sabe que será confrontada sobre o assunto, o melhor é admitir, pedir desculpas, abordar o que aprendeu com o ocorrido e como seguirá daqui pra frente. Seja transparente e honesta, sem tentar ocultar informações. Evite agir de forma impulsiva e agressiva.

2. Próximo assunto

Apesar de a admissão de culpa ter gerado repercussões negativas e positivas, o objetivo principal que era encerrar o assunto e partir para o próximo capítulo foi alcançado. As análises negativas sobre o fato de o jogador ter seguido uma orientação para admitir a falha publicamente (também se fala que o post não foi escrito por ele) acabaram levando ao assunto “Leilão Beneficente”, realizado um dia após o post de desculpas. O que isso quer dizer? Tente controlar a narrativa e decidir sobre o que será falado. Neymar teve uma semana movimentada durante a polêmica: casamento do amigo Cris Guedes, leilão beneficente e ainda o chá revelação do sexo do bebê (sim, eles serão pais de uma menina 👧).

3. O trabalho começa antes da adversidade

A imagem da sua empresa ou sua imagem pública deve ser trabalhada antes mesmo de qualquer problema ocorrer (será que a criação do Instituto Projeto Neymar Jr. também tem a ver com essa estratégia?). Em tempos de politicamente correto e de cancelamentos, todos estamos sujeitos a passarmos por julgamentos injustos e “apontar de dedos” mesmo de quem não tem moral nenhuma.

Quais são seus valores?

O que você tem de bom a oferecer para a sociedade?

Mostre isso de forma inteligente e sem forçar a barra.

Seja sincera e mostre o que você tem de melhor; desta forma, se algum contratempo acontecer, você já terá defensores ao seu lado. Este pensamento pode parecer frio, mas pense comigo: se ninguém conhece suas qualidades e seu caráter, quando uma crise acontecer as pessoas só saberão do lado ruim, só conhecerão seus defeitos e você facilmente virará uma bruxa sem coração.

O melhor para o seu posicionamento é que você seja vista como uma pessoa real, que está sujeita a errar, mas que também acerta bastante.

Em meio à controvérsia da traição e seu subsequente gerenciamento de crise, aprendemos a importância de admitir erros, controlar a narrativa e trabalhar nossa imagem antes dos problemas surgirem. Agora vamos seguir com as nossas vidas porque a do Neymar já está mais do que ganha.

Artigos relacionados

Comentários