O que é GPT?
Em vários artigos tratamos aqui do quanto a Inteligência Artificial – IA, vem invadindo nossas vidas. Mas, antes mesmo de muitos entenderem como vai funcionar a IA surge o GPT. E você, sabe o que significa GPT?
Antes, recordando um pouco sobre o que é Inteligência Artificial vimos que é uma área da ciência que tem como objetivo utilizar máquinas ou sistemas para executar tarefas de forma autônoma imitando a inteligência humana. Alguns exemplos são o reconhecimento de voz, o cruzamento de dados, computação neural, dentre outros.
O GPT é um modelo de linguagem, também, baseado em redes neurais com possibilidades de aplicações muito além da IA. A sigla significa “Generative Pre-Trained Transformer”, numa tradução literal, algo como “transformador pre-treinado generativo”, segundo o site da Mundo Conectado. Podemos afirmar que é a evolução da IA.
O Chat GPT, como é conhecido, é uma plataforma capaz de criar textos simples e automatizar tarefas rotineiras. Como é alimentado pelas informações coletadas na internet seu uso está levantando polêmicas, inclusive sobre os limites éticos na utilização das informações disponíveis na rede.
O Chat GPT não surgiu agora, ele vem sendo estudado desde 2018 pela empresa OpenAI, que tem como um dos sócios investidores o empresário Elon Musk, criador das megas Tesla e SpaceX. Há dois meses foi lançada a última versão do GPT e, até então, com a conquista de mais de 100 milhões de usuários. Com esse número dá para se ter uma ideia do quanto essa inovação é revolucionária.
Como o Chat GPT é um modelo de linguagem baseado em aprendizagem de máquina profunda (deep learning), conforme cita o artigo FIA – Inovação e Tecnologia, a plataforma “permite estabelecer uma conversa com o usuário a partir do processamento de um imenso volume de dados”.
Incrível, não é mesmo? Imagine uma tecnologia que permite entender profundamente o contexto de uma situação e respondê-la de maneira precisa, através de textos, músicas, artigos e outros. Seu grande diferencial é que as respostas podem ser criativas e adequadas aos diversos tipos de usuários, a partir da análise do seu perfil.
É um universo a ser explorado.
Mas, como toda tecnologia disruptiva, as polêmicas que surgem em torno dela são imensas. Os estudiosos já buscam questionamento sobre como o Chat GPT vai afetar a educação e o mercado de trabalho.
Vamos aguardar os próximos capítulos. Que, certamente, já estão sendo escritos.
Keila você me ensina muito! Adoro quando você “traduz” esse monte de siglas novas, essas nomenclaturas e conceitos que povoam o universo tecnológico. O seu papel é fundamental porque nos possibilita a familiarização e o entendimento sobre termos e conteúdos que vêm ganhando a nossa rotina com a mesma velocidade em que são apresentados. Amo!!! Muito obrigada e continue “decifrando” o mundo da inovação. Beijo beijo.
Você também me inspira muito Claudia. Esteja certa disso 🙂