Seja atual, inclua mudanças!
A sua trajetória, como a de muitas mulheres, pode ter começado com uma trilha sonora do tipo “Modinha para Gabriela”:
“… quando eu vim pra esse mundo
eu não atinava em nada…”
E, por vezes, você acreditou que nunca ia aprender algo que valesse a pena. Por causa das suas condições, pensava:
“Eu nasci assim, eu cresci assim
Eu sou mesmo assim
Vou ser sempre assim…”
Mas, em um dia qualquer, você foi surpreendida por uma ideia, uma motivação, uma emoção; pensamentos que a fizeram escolher um novo caminho e transformar sonhos em ação – Empreender. Tornou-se Empreendedora de si mesma!
Compreendeu que suas habilidades podiam agregar valor a alguém; e, principalmente, a você mesma. Descobriu que não eram as suas condições que determinavam o seu agir; e sim, suas decisões!
Parabéns! A trilha sonora da sua vida já comporta o que a cantora IZA, quer dizer com ser “Dona de Mim”.
Para tornar isso possível, foram necessárias ATITUDES que romperam padrões mentais; importaram em um empenho significativo; exigiram inteligências múltiplas; requereram Mudança.
Esse é o MOVIMENTO CONSTANTE de uma Empreendedora: colocar-se em aprendizagem contínua e em adaptabilidade a mudança!
Fugir desse fato, e acreditar que as respostas que já obteve irão responder às novas necessidades de mercado, é “fechar os olhos” ao movimento do mundo e optar por uma “CEGUEIRA VOLUNTÁRIA”.
Minha pergunta a você é:
Qual o benefício de ficar parada e se impor essa “escuridão”, se você já tem a informação de que o que lhe trouxe até aqui, não lhe dará garantias para você chegar até lá? (como dizemos no mundo jurídico: contra fatos não há argumentos!)
Sim, eu estou lhe afirmando que o mesmo desejo, movimento de ousadia, pensamentos e ideias que fizeram que você deixasse de cantar “Modinha para Gabriela” e abrisse os pulmões para cantar “DONA DE MIM”, faz-se necessário agora.
Você precisa estar preparada para esse movimento de empreender na mudança, e com mobilidade. Não é apenas uma fase; é a constância da mudança como elemento da pós modernidade. Ignorar esse fato é sofrer todas as consequências de se estar ultrapassada!
A competição pelo futuro exige que você esteja preparada para novas respostas e pronta à celeridade que as novas tecnologias impuseram à sociedade.
“Cega” à necessidade de mudança, você corre o risco de tropeçar muitas vezes, não ver os cenários, e nem identificar os caminhos.
Claro que a cegueira não lhe impossibilita desenvolver novas habilidades. Mas, em nome de que você precisa fazer tanto esforço para PERMANECER no MESMO LUGAR, se você pode conhecer “novas paisagens”? Do que você tem medo, a ponto de estar limitando a você mesma?
Quero lhe lembrar que você tem a plenitude das habilidades que a trouxeram até aqui; tem o TALENTO que a diferencia; e já se reinventou por algumas vezes. Por que não, agora?
Como diria o historiador Yuval Harari,”… para poder acompanhar o mundo as pessoas vão precisar mais do que capacidade de inventar novas ideias e produtos – precisarão reinventar a si mesmas várias e várias vezes.”
E o que vai determinar isso, é a sua MOTIVAÇÃO de manter-se protagonista dessa história de muitos desafios; várias celebrações, muitos aprendizados … E, muita ATITUDE!
Você é uma empreendedora; CORAGEM é o seu sobrenome… então “mãos à nova obra”…
Comentários