Um texto para as mulheres 50 +
No meu porta-retratos foto de uma novela de época…
No dia das crianças quis postar uma foto e peguei a que estava em um porta-retratos do meu escritório: eu e meu irmão, de mãozinhas dadas. Coloquei nos Stories e ao olhar com atenção a imagem levei um baita susto. Parecia foto de uma novela de época muito distante.
Como Analista Comportamental que sou, me concentrei observando as roupas, os sapatos, os cabelos, o jeito de estar das crianças diante da câmera. Como podia aquela menina ser eu? Uma Cláudia hoje tão modificada e que ainda está viva; usando o Trello e pesquisando sobre o Metaverso…
São muitas mudanças. Cargas de informações, avanços e maneiras de se viver, que nada se comparam ao tempo daquela fotografia.
Isso mexeu comigo e fez-me passar a semana estudando sobre as mulheres 50 +. Certifiquei-me do que já sabia: muitas estão assustadas com esse teletransporte do tempo e sem entender direito o local que lhes pertence. Há uma pressão enorme sobre essa faixa etária: muitas exigências para mulheres pouco treinadas. Escolhas e responsabilidades adicionadas e poucas tarefas do passado eliminadas.
Mulheres 50 + viveram em um tempo onde prosperidade ainda não existia em todos os dicionários. Tudo era longe, caro e demorado. Havia poucas referências de independência feminina na família e os sonhos eram do tamanho do quintal. No dia daquela minha foto, comumente as mulheres viviam para serem donas de casa, cuidar dos filhos e fazer crochê depois do jantar.
Se você, assim como eu, continua aqui é porque tem um território marcado pelo roteiro do filme que escreveu. Não precisa procurar o seu lugar, ele já está demarcado em você.
Quero te abraçar com sororidade e dizer que não importa o que você deixou de fazer, por não ter condições. Não importa se você não teve oportunidades e se ainda sente dificuldades em coisas que aparentemente são tão fáceis para outras pessoas. É preciso honrar os capítulos da tua jornada.
Você não é insuficiente. Você não é procrastinadora e você não precisa se sentir de menos para ninguém. E não seja tão dura consigo mesma. Nem toda escolha que fez estava certa e tudo bem, ainda há tempo para tantas outras.
Procure os seus momentos fortes e acolha todos que encontrar. Eles te lembrarão do quanto a sua vida foi recheada de experiências e isso é uma aprendizagem que jamais sairá de você, te impulsionando para o agora sem tantas angústias.
Coloque a sua foto na sala de estar e agradeça com suavidade e amor por aquela menina.
E se você tem 50+, partilhe comigo como tem sido os seus dias.
Beijo beijo
Texto maravilhoso, de uma mulher com 50 anos que é forte, sem perder sua sensibilidade!! Tenho 43 e me identifico muito nesse texto !! Um beijo
Daniela, que bom receber a sua partilha! O texto é , na verdade, para todas nós, mulheres maravilhosas e que germinam talento neste mundão cheio de desafios. Somo fortes pra caramba e que nos lembremos sobre isso todas as manhãs!
Beijo beijo pra você e muito sucesso.
Sem dúvida os 50 anos é um marco na vida de uma mulher!
Mudanças físicas e emocionais podem provocar inumeras reações.
Reconhecer esta nova fase, aceitar as mudanças e enxergar nas boas oportunidades que ainda lhe espera é uma ótima estratégia para envelhecer feliz.
Querida, como é desafiador e delicioso o envelhecer. Acho que precisamos falar mais sobre isso. Reunir mulheres e trocar nossas experiências. Sei que você já faz isso com maestria. Sigamos nos cuidando. Beijo beijo.