Transforme a carreira de seus funcionários

Que as relações dentro nas empresas mudaram, ninguém deve mais ter dúvida alguma, hoje as empresas buscam profissionais pelos seus comportamentos, como entusiasmo, energia e principalmente caráter. E a partir disto treinar habilidades técnicas.

Então, se você ainda está perdendo tempo buscando o candidato ideal, você pode até encontrar, mas entenda será “uma agulha no palheiro” e será que você tem tempo e dinheiro para ficar procurando? E será que vale a pena você continuar desgastando sua relação com aqueles funcionários que não estão entregando o que você espera, só reclamando deles, sem fazer uma análise do que realmente falta para ele? Sabe aquela vendedora que nos primeiros 3 meses era incrível e que agora não chega nem perto da meta? É sobre esse tipo de desgaste que estou falando.

Antes que você pense que estou dizendo que você deve ficar com quem não é bom, fica tranquila não é nada disso. O que eu quero é que você conheça um novo conceito sobre desenvolvimento de pessoas.

Para a saúde mental da empreendedora e financeira da empresa, precisamos começar a mudar o pensamento de que todo conhecimento técnico, teórico do funcionário tenha que ser anterior a contratação dele. Esse modelo sem dúvida foi muito eficaz até aqui, mas agora, pós pandemia fica cada vez mais claro o quanto o conhecimento precisa estar alinhado com os valores e proposito das pessoas. O que mais vimos durante a pandemia foram profissionais “tirando da gaveta” sonhos, projetos antigos, que exigiram mais do que conhecimento, mas sim novos comportamentos.

Então o que fazer, contratar qualquer um?

Não! Apenas, começar a rever a forma de contratar, como fazer a integração do novo funcionário e como treinar os funcionários com dificuldades. As empresas cada vez mais tem papel fundamental na capacitação de seus funcionários assim como nas ações que promovem na comunidade que de alguma forma impactam. Não esqueça, fazemos parte de algum ecossistema.

Mesmo que seu negócio seja pequeno você pode elaborar um programa de treinamento, hoje com o avanço do ensino a distância, ficou mais acessível financeiramente e na questão tempo também. Recentemente atendi uma empresária do segmento de confecção com a queixa de que “seus vendedores não sabiam mais vender”, palavras dela. Tais vendedores tinham tempo médio de empresa de 2 anos e nunca haviam feito treinamentos a não ser o da própria franquia e nunca tinham passado por uma avaliação de desempenho. Como cobrar o que nunca foi mostrado, ensinado a eles?

Fiz uma pesquisa de clima e identifiquei que um dos problemas estava na gerente, que não era líder da equipe, não inspirava ou motivava ninguém, muito pelo contrário. Então elaborei um cronograma de treinamento para ela e para equipe com conteúdos além do conhecimento técnico dos artigos que eles vendem, capacitações como: Inteligência emocional, trabalho em equipe e liderança. E claro, identifiquei que algumas pessoas estão passando por problemas familiares graves e que precisavam só conversar e de repente até juntos achar uma solução.

Neste caso, a gerente está em processo de separação, envolvendo guarda de filhos, e não queria que a empresa soubesse com medo de perder o emprego que agora é cada vez mais necessário. Pessoas com problemas que não conseguem achar soluções não produzem o necessário, conversamos e nos colocamos a disposição para ajudar no que pudéssemos e só o fato dela saber que podia contar já fez uma diferença no seu relacionamento com a equipe e na produtividade dela. Outro funcionário ficou tão entusiasmado que resolveu voltar a estudar para tentar uma faculdade.

Entende agora, como um movimento seu na empresa pode impactar a vida de várias pessoas?

A educação dentro das empresas é o que fará diferença para atrair e reter os talentos.

Excelente semana Donadelas!!

Artigos relacionados

Comentários