A tradição das Festas Juninas
Chega o mês de junho no Brasil e, com ele, um clima de festa em todas as regiões. Apesar do frio comum na maioria das regiões nesta época do ano, é uma tradição vestir trajes típicos e, em volta de uma fogueira, cantar, dançar e se deliciar com os pratos característicos. É a Festa Junina que entra em cena nas comunidades católicas para celebrar a memória dos santos juninos.
Além de muita diversão, a Festa Junina tem origem católica e é sinal de muita devoção aos santos celebrados neste importante período do calendário da Igreja. Mas, antes de assumir sua forma cristã, elas surgiram no hemisfério norte, onde festejava-se em junho o solstício de verão, como forma de comemorar o início das colheitas.
Com a expansão do cristianismo, elas foram ganhando novo significado e nova roupagem, tornando-se a celebração de São João, chamada de Festa Joanina e, posteriormente, Junina (de junho). Nela, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados.
O primeiro, logo no dia 13 é o chamado protetor dos casamentos, protetor dos pobres, santo dos milagres. E Santo Antônio fez muito ainda em vida. Há informações de que durante suas pregações muitos doentes foram curados.
É famoso também por ser o “santo casamenteiro”, acredita-se que ele dá uma forcinha na união de pessoas. Por conta disso muitas simpatias são feitas, como deixar o santo de cabeça para baixo dentro de uma vasilha com água, ou mesmo dentro da geladeira, até que o amor apareça.
Outro santo das festas juninas é São João, padroeiro dos hoteleiros, hóspedes e prisioneiros. Celebrado dia 24 de junho, é comum tomar o banho cheiroso preparado desde a véspera, para tirar todo e qualquer mau olhado.
Dia 29 de junho celebra-se o ultimo santo das festas juninas, São Pedro. Pedro foi considerado o primeiro Papa e príncipe dos apóstolos. Foi ele que teria negado Cristo por três vezes, e, arrependido, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo.
São Pedro é o guardião das chaves do Céu e padroeiro dos pedreiros, pescadores e porteiros, além de guardião da chuva.
Comentários