Hipocrisia no marketing digital

Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e Mais!  

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e a prática do marketing orienta a falar sobre o assunto do momento, sobre temas que geram buzz, que são pesquisados com maior frequência nas redes e estão presentes nas rodas de conversa (presenciais ou virtuais).

O ponto de atenção aqui é a importância de abordar um tema que represente a verdade na sua empresa, que espelhe o posicionamento da marca; e não apenas pegar carona num assunto que está em alta.

Tenho visto algumas postagens isoladas sobre o tema, contratação de influenciadores para fazer ação sobre o assunto e até mesmo logomarcas virando lindos arco-íris para representar o movimento.

Sou totalmente a favor de apoiar a causa e valer-se desta época do ano para reforçar o posicionamento e se aproximar do público. Mas releia o que eu escrevi: reforçar o posicionamento – e não se aproveitar da campanha LGBTQIA+ para lacrar na internet.

Uma pesquisa sobre as postagens de junho de 2020 e 2021 feitas por marcas brasileiras no Facebook, Instagram e Twitter mostrou que de um ano para o outro, aumentou a quantidade de posts e interações ligados à causa (Pesquisa da Emplifi). Essa tendência de crescimento deve continuar em 2022 e eu só anseio que isso seja reflexo da real mudança de mentalidade nas organizações, visto que em pleno 2022 a maioria dos profissionais LGBTQIA+ ainda esconde a orientação sexual para evitar discriminação e retaliações.

É mandatório que a campanha de marketing seja verdadeira, correta e ética com o público. Quer apoiar o movimento? Comece por ter um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Permita, por exemplo, o uso do nome social no crachá e no endereço de e-mail. Reconheça as diferenças entre as pessoas e busque oferecer as mesmas condições e oportunidades para todos.


Valorize PROFISSIONAIS e não ESTEREÓTIPOS

Não concorda?

Acha essa “sopa de letrinhas” uma besteira?

Se este é o seu pensamento, ao menos se restrinja à turma dos ignorantes retrógrados e não ganhe também o título de hipócrita ao fazer um post com arco-íris para melhorar suas métricas nas redes sociais.

Artigos relacionados

Comentários