5 formas de ser mais produtiva

Não tem tempo para resolver tudo o que precisa? Bem-vinda ao clube.

Nosso dia a dia é consumido por família, trabalho, saúde, transporte, estudo, sendo uma mistura de momentos divertidos e problemas que surgem do nada. Todos temos as mesmas 24 horas, mas como algumas pessoas conseguem ser mais produtivas que outras? 

Tenho estudado formas de organizar as horas do dia e performar melhor como Gerente de Marketing. Minha luta contra o desperdício é diária, nem sempre ganho, mas tenho algumas práticas para compartilhar:

Diminuir as interrupções

Interrupções atrapalham o foco, demandando esforço e tempo para retomar o raciocínio. Já observou isso?

Por isso, tenho o mínimo de notificações no celular. E-mails, redes sociais e outros apps não pulam na tela. No WhatsApp, poucos e importantes contatos têm notificações sonoras. Além disso, me limito a parar 2 ou 3 vezes ao dia para responder mensagens (com exceções). O número pessoal, no geral, respondo alguns dias na semana. O mesmo raciocínio para e-mail.

Automação

Colocar todas as contas possíveis em débito automático ou na cobrança recorrente do cartão de crédito. Quer me torturar? Troque essas formas de pagamento por boletos.

No trabalho

Evito reuniões que poderiam ser um e-mail. Nem tudo precisa ser resolvido cara a cara e a tecnologia está aí para agilizar processos.

Saúde

Durmo bem e estou na luta (sempre) para me alimentar melhor e fazer exercício com mais frequência. Tentar pular esses três pilares para ganhar tempo só me deixa com o raciocínio lento e menos produtiva. Quarenta minutos na academia são suficientes para turbinar o dia. Que fique claro: estou longe de ser musa fitness; apenas sei que sem saúde o restante se perde.

Simplificar e Delegar

Faço supermercado pelo iFood, compro salada lavada (a vida é muito curta para ficar lavando alface) e tenho diarista para me ajudar. Temos que escolher nossas batalhas.

As práticas acima fazem com que eu dê conta de tudo? Óbvio que não. Ser mãe, esposa, amiga, executiva, dona de casa… nesse equilíbrio dos pratos sempre tem 2 ou 3 que vão ao chão. E está tudo bem.

Expus as minhas escolhas e prioridades segundo o que me fez feliz. Quer lavar alface? Tudo bem se você prioriza cozinhar para a família, por exemplo. Avalie o que funciona para a sua realidade e rotina.

Quer mais dicas e orientações sobre o tema? Semana que vem a gente continua esse papo.

Artigos relacionados

Comentários