10 dicas para estabelecer melhores relacionamentos e impulsionar suas vendas nas redes socias

Não se iluda, mesmo que você publique fotos lindas, textos maravilhosos, vídeos bem elaborados ou divertidos, ou ainda faça lives constantes e mais uma dezena de estratégias recomendadas pelos experts em marketing digital, com a promessa de aumento de vendas, acredite, você terá poucos resultados efetivos, se não houver o principal: um bom relacionamento.

E isso significa INTERAGIR com as pessoas, responder os comentários dos seus posts, e claro, entrar nos outros perfis, conversar, elogiar o que gosta, questionar algo que te interessa, participar de uma discussão séria, brincar um pouco, informar algo importante… e fazer tudo isso de forma empática, verdadeira.

A venda é consequência do RELACIONAMENTO, não apenas de posts!

As pessoas compram de quem elas acreditam, de quem elas se sentem mais seguras. E hoje, com essa avalanche de experts/autoridades em todos os assuntos, profissões e negócios, você pode sim se diferenciar de muita gente, apenas estabelecendo um relacionamento empático e assertivo nas suas redes sociais.

Vamos então às sugestões que valem a pena refletir, aplicar:

1

Ao publicar seus posts, acompanhe os comentários, responda às perguntas com todos os detalhes que a pessoa solicitou, sempre. Não existe comentário mais ou menos importante. Se alguém se dispôs a escrever algo, merece resposta.

2

Entregue todas as informações possíveis na rede que o cliente te acionou, evite ao máximo responder a questão com um link para ele ir para outra rede, a não ser que ele peça. Informe preço, envie mais fotos e mais detalhes do produto ou serviço, no mesmo canal que ele iniciou a conversa.

3

Seja interessante e interessada. É tão chato quando uma pessoa fala apenas dela, né? Então, promova o equilíbrio: responda, pergunte também, escute/leia ativamente o que a outra pessoa tem a dizer, pois essas informações podem lhe trazer mais insights para melhorar seus argumentos de persuasão e vendas.

4

Não seja interesseira! É deselegante responder um post de alguém que está na verdade fazendo um desabafo; com uma propaganda sua… Tipo: “Olha, tenho a resposta ideal para isso, no meu novo curso… me chama no privado que posso te ajudar.” Passa uma ideia de que você está pouco preocupada com a pessoa e mais focada em vender. Sugiro antes escrever um comentário que demonstre interesse genuíno sobre o assunto e a pessoa, e somente depois, se for o caso, ofereça seus serviços.

5

Não entre em discussões que não serão úteis. Lembre-se: seu cliente pode ser do partido contrário ao seu, torcer pelo time de futebol que você detesta, gostar de um estilo musical completamente diferente… e tudo bem! Viva a diferença! Mas quando você usa seu perfil para fazer posts que julgam as pessoas somente por possuírem uma escolha contrária à sua, você não apenas demonstra menos inteligência social, mas sem dúvida, limita suas possibilidades de vendas. Eu mesma já deixei de seguir várias pessoas que desenvolvem um ótimo trabalho, mas me senti agredida com seus comentários e discursos de ódio. Pense nisso.

6

Não marque pessoas que você não conhece ao publicar fotos ou divulgar produtos e serviços. Isso é spam. Isso é um tiro no pé. As pessoas se sentem invadidas, usadas por você. Essa estratégia demonstra total desespero para vender ou divulgar algo sem se preocupar com a privacidade da outra pessoa. Não transmite seriedade.

7

Se você quer vender um produto ou serviço, coloque a foto e o preço. Facilite a vida das pessoas. Quem tiver interesse, terá mais propensão de iniciar a conversa porque já sabe que pode pagar. Eu sinceramente fico triste em ver o quanto as pessoas ainda pecam em não colocar o preço, e portanto, perdem a oportunidade de vender mais!

8

Seja gentil, empática, cuidadosa com as palavras. Quem está do outro lado da conversa é uma pessoa.  Não seja irônica ou demonstre impaciência. Lembre-se de que é a sua imagem através das palavras que você digita, que vai ficar na mente de quem você está interagindo.

9

A dificuldade de cognição das pessoas está ainda mais evidente nos comentários de posts das redes sociais. Às vezes a informação está completa, com todos os detalhes essenciais, mas aí surge uma pergunta óbvia de quem não leu nada do que você descreveu no post. Respire profundamente, e responda, repita o que for preciso, com gentileza.

10

Cada indivíduo tem uma história de vida, um estilo, uma maneira de se comunicar e compreender. Portanto, não existe resposta padrão, pronta apenas para copiar e colar. O máximo que você consegue fazer é criar alguns modelos básicos de respostas, mas na hora de postar, ajuste o texto, coloque o nome da pessoa, substitua uma frase, insira uma palavra… ou seja, customize, personalize a resposta.

Independente de quais redes sociais você faz parte, o que realmente importa são AS PESSOAS, portanto, seja transparente, congruente e amável, no relacionamento com todos, mantenha o foco e o resultado virá. Parece simples, e é, acredite!

Artigos relacionados

Comentários