Trabalhar dá trabalho
Caras leitoras, essa é a mais pura verdade, mas infelizmente no dia a dia acabamos esquecendo e rogando exatamente pelo contrário. E não importa se você é empreendedora de um negócio formalizado ou não, trabalhar dá trabalho.
Estamos em reta final para um ano novo e é comum criarmos aquelas expectativas de grandes viradas nos negócios e na vida pessoal, mas acredite toda mudança demanda esforço, logo o esforço e empenho não diminuem.
O que venho percebendo nos últimos anos com empresários, gestores e líderes que acompanho em processos de mentoria ou consultoria, é que há uma visão míope sobre empreender ou traçar uma trajetória profissional e é exatamente isso que ocasiona o estresse e outras patologias que acabam comprometendo a saúde mental.
O que é essa visão míope?
Muitas pessoas empreendem ou escolhem profissões baseadas somente no retorno financeiro e, principalmente, pautados na observação da vida de outras pessoas que aparentemente têm uma vida de sucesso. E não estou aqui falando na vida do Instagram não, estou falando de vida real, vou dar dois exemplos.
Vamos falar de profissionais autônomos. É senso comum que médicos são profissionais ricos, pois possuem carros, imóveis, frequentam lugares badalados e viajam pra onde querem. Sim, isso pode ser verdade, mas não foi sem esforço e não foi da noite pro dia. Foram anos de faculdade, residência, especialização e muitas horas privados da companhia de seus familiares e amigos. Como alguém pode fazer essa opção hoje e já começar a ganhar os louros? mas, é exatamente isso que acontece. E nessa motivação as pessoas começam com todo gás e quando percebem o tempo dessa trajetória do “sucesso”, começa a frustração.
E com empreendedores não é diferente. Muitas pessoas observam um segmento, um negócio em potencial, e dão uma olhadinha pro lado e veem que o fulano tá “rico” e pronto, apostam todas as fichas nesse negócio. Mas, raríssimas vezes buscam conhecer a trajetória empresarial daquela empreendedora ou empreendedor, o quanto ele abriu mão para construir seu negócio, tanto no aspecto financeiro quanto no relacional.
Em ambas as situações o trabalho vai ser mais pesado do que para aquele médico que escolheu medicina por propósito ou a empreendedora que construiu um negócio por aptidão, talento ou como algumas pessoas gostam de falar, por paixão.
Percebe que trabalho todos vão ter? A diferença está na relação com nossas escolhas, então escolha o trabalho que você realmente vai se entregar e muitas vezes até a exaustão, mas ao final do dia ou da semana você fica feliz com suas conquistas.
O que eu quis te trazer de reflexão é: claro que nossa rotina como empreendedoras é pesada, mas precisamos focar na jornada. É isso que pode torná-la menos pesada e mais prazerosa.
Excelente semana Donadelas!
Comentários