Tendências para o varejo
O grande desafio das empresas é estar antenado a todas as tendências que ocorrem no seu entorno. Afinal, o empresário precisa estar em sintonia com o que é valorizado pelos consumidores. Conhecer bem seus clientes pode ser um bom caminho.
Com a introdução de inúmeras tecnologias, conquistar e manter os clientes está ficando cada vez mais difícil. Sistemas que prometem um bom relacionamento com o público-alvo se não forem bem utilizados podem trazer prejuízos aos negócios.
Nos dois últimos anos o digital se firmou de tal forma que muitos consumidores antes de adquirir um produto realizam inúmeras pesquisas, até tomarem a decisão de compra. A jornada inicia no digital, depois passa para a loja física e, a depender da proposta de valor ofertada pela empresa, ele volta para o digital e adquire o produto. Há dias ouvi de um consumidor a seguinte expressão: “Vou à loja para tocar no produto e experimentá-lo, se for o caso, depois volto ao computador e compro o produto”.
Hoje, o desafio para a as empresas é segurar o cliente exatamente nesse momento da visita. Grandes redes de varejo têm-se utilizado da técnica “a experiência do consumidor”, para facilitar a decisão de compra e minimizar a fronteira entre o online e o offline.
Para conquistar e reter os clientes tanto no formato físico ou digital, apresentamos algumas tendências de inovação:
Online X Off-line
Como o relacionamento nos negócios está cada vez mais digital, tenha em sua loja um equipamento para que o cliente consulte ali mesmo as características do produto a ser adquirido. Essa atitude gera confiança e pode ser a oportunidade para apresentar as vantagens de adquirir o produto de forma imediata. Uma boa abordagem pode assegurar uma boa venda.
Negócios Digitais
Adote sistemas de Inteligência Artificial – IA, para estabelecer um bom relacionamento com os clientes. A IA além de ajudar na retenção dos clientes pode ajudar na melhoria dos processos internos da empresa, especialmente nos controles de estoque, financeiros e outros.
Negócios de Bairros ou de Vizinhança
Mais uma vez grandes grupos empresariais têm apostado em mercados de bairros. O conceito de “cidade de 15 minutos” está em alta. Significa dizer que num intervalo de tempo de 15 minutos o consumidor tenha à mão todas as lojas de produtos e serviços que ele precisa. Com uma sociedade cada vez ágil e sem tempo, poder usufruir de um conjunto de negócios em seu entorno é sempre atrativo. Analise o seu bairro e perceba o que falta nele, quem sabe você pode encontrar uma boa oportunidade para iniciar ou expandir sua empresa.
Experiência do Consumidor
Essa dica não é tão nova, mas ainda surte bons efeitos. Realização de eventos no ambiente da loja, ações de merchandising, parcerias entre lojas complementares (ex. roupas com acessórios, bebidas com petiscos, etc) promovem bons resultados.
Implementação de Tecnologias
O uso de tecnologias para atrair os clientes sempre gera curiosidade. Utilizar recursos de realidade aumentada para apresentar as funcionalidades de um produto ou adquirir um sistema que proporcione combinações de roupas, maquiagens, mobiliários em ambiente faz com que o cliente se sinta mais seguro no momento da compra.
Agilidade na Entrega
Com as compras digitais é importante que o empresário invista na logística de entrega. A escolhas dos parceiros para os serviços de entrega deve ser tratada de forma a garantir segurança e credibilidade para o cliente.
Preocupação com a Sustentabilidade
Muitos consumidores têm se preocupado com a sustentabilidade do ambiente em que vivem e investir em ações que comuniquem que a empresa é engajada com a temática, além de gerar credibilidade, pode ampliar o número de consumidores conscientes.
Lojas Físicas Atraentes
Mesmo com a tendência do digital ainda existem muitos consumidores que preferem o consumo físico. São pessoas que gostam de tocar e experimentar os produtos. Assim, é muito importante que a empresa oferte a esse cliente um ambiente confortável, agradável, de experimentação e, quem sabe, instagramável, que também é outra tendência.
Como você pode observar é a tecnologia a serviço do atendimento e retenção dos clientes. Afinal, o que seria de uma empresa sem eles?
Comentários