Sobre ter coragem!


Semana do empreendedor e as reflexões são muitas sobre o tema.


Muito mais do que procurar uma definição, muito mais do que dicas, passo a passo, verbas, características quero refletir com vocês sobre “ser”.

Poderia dizer aqui que todo mundo tem alguma faceta empreendedora, mas daí a atuar é um segundo passo. E para isso – a meu ver – precisa ser corajosa(o).

Não pense que é apenas coragem para ir lá e fazer. É coragem para tudo! Inclusive para escolher ser empreendedor. Para pesquisar, aprender, realizar e também para lidar com o que não der certo. Coragem para encontrar um novo caminho/ solução e tentar novamente.

Muitas vezes é sobre ter coragem de mudar de vida, de abdicar de algumas coisas, até mesmo se “ralar” (e muito!), para daqui um tempo colher os frutos.

Essa semana em um meet com a Gabrielle Mateus (@encontreasuagrandeza), entre muitos aprendizados, ela nos falou sobre o quanto tempo estamos dispostas a plantar sem colher?

Assim como na natureza todas as plantas têm seu tempo de crescimento, na vida e no empreender é a mesma coisa. Muitas vezes fazemos uma ou duas vezes e queremos o resultado imediato. Desculpem!

Mas chego a pensar que temos alguns adultos mimados, ou sou apenas eu que já ouvi uma lista de
justificativas e reclamações para algo que não deu certo?

Ao analisar o cenário, vejo pouco esforço e uma expectativa enorme de retorno. Quando não a terceirização da culpa. E agora a resposta é dura, mas é para refletir e amadurecer: não existe o outro. O trabalho é seu, se faltou alguma coisa veja o que você pode ter pulado e volta. Essa conversa é sobre acreditar, ser e ter coragem!

Acreditar no que você tem de melhor para oferecer que pode mudar a vida do outro. Ser você, no seu tempo, no seu processo e principalmente ser feliz neste meio tempo. Ter coragem para seguir plantando, pois na hora certa vai florescer.

Quando falo sobre ser, por muitas vezes vi projetos que eram “a cara” da empreendedora e outros que não. Ser empreendedora é uma deliciosa loucura, pois vemos possibilidades em praticamente tudo, o tempo todo, todos os dias!

O ponto aqui é escolher o que vai ser o seu projeto? No que você vai empreender? E não tem como, não citar a coragem mais uma vez. Afinal, empreender no SEU projeto, muitas vezes requer coragem. Muitas vezes não temos apoio, muitas vezes é um novo segmento, o material de pesquisa e referência é escasso… fazer uma transição de carreira que ninguém poderia imaginar, a não ser o seu coração.

Muitas vezes requer investimento, de dinheiro, tempo, horas de sono, horas de leitura, reuniões, que farão sentido apenas para você.

Contudo, se o seu projeto tem a sua cara, tem a sua fé…. E a etimologia da palavra fé, é acreditar. Sendo assim, minha dica é: Seja a primeira a acreditar em você. E posso falar? TEM QUÊ fazer sentido primeiro para você! Por isso tenha coragem!

Se tiver que abrir os caminhos, vai.

Se tiver que pedir ajuda, peça.

Se tiver que se reinventar, faça.

Se tiver que recomeçar, vá!

E se você achou que esse artigo é motivacional, pode até ser. Mas o meu maior objetivo é acolher, não apenas suas frustrações, mas também suas ideias. Eu sei como é, ter muitas ideias, e não ter com quem as dividir, ao menos para organizar tudo. No meio desse processo ainda tem todas as cobranças internas e externas de “dar certo”!

Te convido a se acolher, olhar verdadeiramente para o processo, respeitar o seu tempo, porém persistir e pedir ajuda! Pode não parecer, mas pedir ajuda é um grande ato de coragem.

Sempre falo com meus clientes e parceiros, sobre cada um ser bom no seu segmento e o profissional do marketing está aqui para ajudar no planejamento, estratégia, comunicação da SUA IDEIA!

Beijos e coragem.

Artigos relacionados

Comentários