Será que é cedo ou tarde para empreender?

A idade pode ser uma barreira para muitas mulheres começarem um negócio, umas por se acharem novas demais outras exatamente pelo contrário. Uma pesquisa feita pelo SEBRAE identificou que 62,4% das empresárias possuem entre 25 e 49 anos.

Eu penso que nunca é tarde, sempre acontece na hora que você está pronta e com CORAGEM de reunir todas as suas habilidades e competências em um único objetivo: realização de um sonho ou simplesmente abrir um negócio para sobreviver como acontece com muitas mulheres que empreendem.

Culturalmente pensamos que empreendedores de sucesso são sempre homens, jovens, brancos, gringos e estão no tech. Pesquisas mostram exatamente ao contrário, os números mostram que o Brasil ocupa a 55ª posição na lista dos países com mais empreendedoras e as mulheres são 51,2% dos empreendedores iniciantes. Se você tem até 30 anos pode ser que seja seu primeiro empreendimento e você com certeza está cheia de expectativas e ansiedade, e se você já passou dos 40 anos além das expectativas trás coragem e muita serenidade para seguir em frente, afinal você tem uma trajetória profissional e de vida para alicerçar o futuro.

Claro que abrir um negócio envolve sentimentos confusos: vontade de vencer, vergonha, medo de falhar, medo de ser julgado e todos eles podem passear pela questão de ser muito jovem ou muito “velha” para empreender. Em 2019 a Harvard Business Review analisou os dados dos fundadores de empresas nos Estados Unidos nos últimos anos, e chegaram ao resultado de que a idade média dos fundadores quando abriram o negócio era de 42 anos, o que com toda certeza corrobora meu pensamento de que o que determina se você pode empreender ou não, é sua vontade e sua CORAGEM de se preparar para tal.

Já podemos contar com exemplos como Luiza Helena Trajano, Sônia Hess, Chieko Aoki, Cristina Junqueira, Camila Farani e outras, mas precisamos de mais exemplos, por isso precisamos cada uma na sua cidade, no seu segmento nos transformar em exemplos para que mais mulheres empreendam e alcancem seus sonhos e objetivos.

Portanto, se você já sentiu que é a sua hora de empreender e alguém (do mal) tá com aquele blábláblá de que você é jovem demais, responda que essa é sua grande vantagem para começar e recomeçar. Mas, se você é do grupo que houve “você está velha demais pra isso”, devolve com a frase de um cara incrível, Gary Vee “Nunca é tarde para começar um negócio. A não ser que você esteja começando algo medíocre”.

Por experiencia própria, não se limite e não deixe que ninguém o faça, meu terceiro empreendimento já tinha mais de 40 anos quando comecei e é o que mais me fez feliz e me trouxe até aqui.

Coragem Donadelas!!

Artigos relacionados

Comentários