Regras universais de etiqueta no mundo corporativo
Independente de seu cargo, existem regras universais de etiqueta corporativa que todo profissional precisa conhecer e seguir.
E, se você está almejando subir na carreira, é bom ficar bem atento a essas regras, porque o comportamento faz toda a diferença no profissional para progredir ou não na carreira.
Você vai participar de sua primeira reunião na empresa, ou porque acabou de ser contratado ou porque conseguiu uma promoção e não conhece todos os presentes, então não se feche em si mesmo, também não precisa bancar a miss simpatia, aja normalmente e se apresente. O ideal é começar pela pessoa com o cargo mais alto.
Nada de beijinhos, no mundo corporativo o aperto de mão é a regra. Em geral o superior estende a mão primeiro, mas, se você está recebendo alguém na sua empresa o gesto cabe a você.
A mulher só precisa levantar para cumprimentar alguém hierarquicamente superior ou mais idoso. O homem deve levantar sempre.
Ajudar uma senhora a sentar puxando a cadeira continua sendo uma gentileza, mesmo no ambiente corporativo e não faz mal a ninguém.
Telefone celular deve ficar guardado na bolsa ou aos cuidados de uma secretária, jamais em cima da mesa de reuniões.
Melhor não comer nada durante as reuniões, café e água estão liberados, claro, haverá certamente um intervalo para checar o celular, ir ao banheiro e coffee break.
O ideal é que as cadeiras estejam todas na mesma altura para todos os participantes, mas, se não houve esse cuidado por quem preparou a sala você mesmo pode fazer.
Mulheres devem manter as pernas paralelas, sem cruzar em baixo da mesa.
Na dúvida quanto ao que vestir, vá no básico. Preto e branco sempre deram certo, calças de alfaiataria, camisas com abotoamento, sapatos confortáveis e um acessório mais colorido são sempre elegantes.
O mundo corporativo não aceita atrasos, eles não são vistos com bons olhos.
Durante a reunião exponha suas ideias de forma clara e objetiva, não monopolize a reunião tentando mostrar que sabe mais do que os outros, isso também não pega bem.
Se não tiver nada a dizer, melhor escutar e assimilar todas as informações.
Comentários