Qual o verdadeiro lugar da mulher?

Bom, não se trata aqui de discutir os direitos da mulher, mas sim de esclarecer qual a posição da mulher em eventos sociais, como convidada ou anfitriã.

Por direito, a posição da mulher é sempre à direita do homem, e isso é muito fácil de explicar, de acordo com a etiqueta e as boas maneiras, a mulher é mais importante que o homem.

É ele que se levanta para cumprimentar uma mulher, que abre a porta do carro para ela entrar, puxa a cadeira da mesa para ajudá-la.

O homem sempre sobe uma escada atrás da mulher e desce na frente como forma de preservá-la, deve abrir a porta para que ela entre.

A direita é um lugar de honra, aprendemos que Jesus Cristo está sentado à direita de Deus Pai, a autoridade máxima, que ocupa o lugar do centro.

Luís XIV, o Rei Sol, que transformou o Palácio de Versailles, costumava receber pessoas do seu interesse para refeições, passeios. À direita do rei por uma questão de deferência, sempre estava seu convidado mais importante seguida de outras de menor importância.

Esse hábito é mantido até hoje nos eventos formais. O casal anfitrião senta na cabeceira da mesa e, à direita do homem a convidada de honra e ao lado da mulher o convidado mais importante.

Durante a refeição as senhoras são sempre servidas primeiro, da mais idosa para a mais jovem.

A prerrogativa da direita não aconteceu ontem, é milenar. A mulher só perde seu lugar no meio corporativo e empresarial onde o que vale é a hierarquia do cargo e não a precedência do sexo.

Artigos relacionados

Comentários