Pitch, gamificação, AI,… o que é tudo isso?

Vocês já pararam para observar quantos termos e expressões novos são utilizados quando o assunto é Inovação? São tantas palavras, principalmente em inglês, que confundem as nossas cabeças. Gosto de brincar que em alguns grupos, mais técnicos, faço uma expressão de inteligente fingindo entender tudo. E, ao longo da conversa, é que vou traduzindo e entrando no contexto.

Algumas expressões ou palavras utilizadas no idioma inglês se apresentam como inovadoras, mas são releituras de termos antigos utilizados na literatura das décadas de 80 e 90. Os modismos e chamarizes mercadológicos despertam interesse de grupos comerciais, industriais e acadêmicos.

Assim, imaginando que alguns leitores também já passaram por situações como a minha, resolvi fazer um pequeno Glossário de termos e expressões mais usuais, no mundo da Inovação. Vamos a eles:

PITCH

Termo muito utilizado entre as Startups e empresas de inovação. É uma breve e direta apresentação oral (em média de 3 a 5 minutos), com o objetivo de despertar interesse do ouvinte por um produto ou ideia, com o propósito de captar parceiros ou investidores para o seu negócio. Existem diversas modalidades de Pitchs. Os mais usuais são os empresariais e os pessoais. A técnica de apresentação pode ser verbal ou através de recursos audiovisuais. O importante é que seja rápida, objetiva e encantadora.

STORYTELLING

Em livre tradução o termo significa “contar histórias”. É um recurso muito utilizado para desenvolver uma narrativa sobre um produto, com o objetivo de envolver e persuadir os ouvintes. O método pode se utilizar de palavras ou recursos audiovisuais. Essa técnica é muito aceita como suporte na elaboração de Pitchs.

GAMIFICAÇÃO

É a utilização de estratégias de jogos para motivar comportamentos, educar e engajar os participantes de um grupo. A estratégia tem sido muito utilizada em ambientes corporativos, com o objetivo de transformar desafios e tarefas do dia a dia em atividades lúdicas e atrativas, estimulando a competição saudável e a busca por recompensas.

DESIGN THINKING (DT)

É uma abordagem centrada no usuário, em que a busca da solução de uma necessidade é focada na perspectiva de quem vai utilizá-la. Ela foi criada a partir de processos e métodos utilizados por Designers, com o diferencial de, primeiramente, buscar a compreensão das necessidades das pessoas que estão envolvidas no problema. Podemos chamar de compreensão empática. A partir dessa análise, o propósito é alcançar resultados práticos e soluções que sejam viáveis em tecnologia e recursos financeiros, bem como desejáveis para o usuário. É uma abordagem que preza pela inovação e, para isso, necessita não só compreender o problema, mas idealizar a solução, prototipá-la e testá-la até que se obtenha o resultado desejado. Muitas empresas se utilizam dessa técnica para buscar soluções focadas nas pessoas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

É é uma área da ciência que tem como objetivo utilizar máquinas ou sistemas para executar tarefas de forma autônoma imitando a inteligência humana. Nesta área a máquina é capaz de se aprimorar interativamente e desenvolver aprendizado com base nas informações coletadas. Alguns exemplos são o reconhecimento de voz, o cruzamento de dados, computação neural, dentre outros. A AI é muito utilizada para analisar informações críticas de um grande número de dados e melhorar a programação. É muito utilizada no processo de entendimento dos problemas de clientes para o fornecimento de respostas mais eficientes, como é o caso dos chatbots. Há uma grande especulação de que a AI vai acabar com o emprego tradicional.

REALIDADE VIRTUAL (RV)

É um ambiente modelado por computador que simula um ambiente real ao induzir efeitos sonoros, visuais e até táteis permitindo total imersão do usuário a um ambiente simulado, ou seja, imaginário. É um recurso muito utilizado em jogos e em ambientes corporativos, quando se deseja uma navegação virtual.

REALIDADE AUMENTADA (RA)

É a integração do mundo real com conteúdos virtuais, gerados em tempo real. Com essa tecnologia é possível “aumentar” a realidade em a pessoa está e adicionar coisas virtuais ao mundo real. A RA se utiliza muito da tecnologia 3D para promover a mistura entre o virtual e o real. A utilização de óculos de realidade aumentada proporciona essa interação e é um dos recursos mais conhecidos. A Microsoft desenvolveu o Holo Lens, primeiro computador holográfico autônomo, que permite a interação com o conteúdo digital, através de hologramas.

O virtual está cada vez mais interativo e é difícil imaginar o mundo sem ele.

Artigos relacionados

Comentários