Pessoa com deficiência, como agir?
De acordo com pesquisa do IBGE, mais de 18,6 milhoes de brasileiros tem alguma deficiência.
Existe muito constrangimento entre as pessoas pela total falta de conhecimento de como lidar com essas pessoas.
Trate a pessoa de igual para igual, trate com respeito. Evite sentimento de piedade, como se a pessoa fosse digna de pena. Na verdade isso pode magoar a pessoa ou mesmo ofende-la.
Sempre pergunte como pode ajudar, se ela precisa de ajuda e como pode ajudar. Evite pegar no braço, empurrando a cadeira de rodas. Você, ao invés de ajudar pode causar acidente. E seja sempre discreto.
Não trate quem usa cadeira de rodas ou muletas como objeto, não se apoie na cadeira de rodas. Cuidado para não tropeçar em muletas.
Caso o deficiente esteja acompanhado de alguém, converse com ambas as pessoas. Se quer saber algo da pessoa cadeirante, pergunte a ela e não ao seu acompanhante.
Se for ajudar um cadeirante a descer uma rampa muito inclinada, vá de ré, evitando que a pessoa caia para a frente. Se estiver andando ao lado de uma pessoa cadeirante, tente manter uma velocidade que seja agradável para ela.
Não há problema em usar palavras como “andar” ou “correr” para se comunicar. Dizer algo como “vamos correr para não chegarmos atrasados”
não é ofensivo.
Ao ajudar alguém cego, é a pessoa quem deverá segurar no seu braço e acompanhar o seu movimento. Não a empurre. Ao chegar perto de um degrau, diminua a velocidade e a avise.
Se a pessoa precisar de uma informação que não está em braile, pergunte se ela quer que você leia para ela, caso seja capaz.
Não saia lendo em voz alta sem perguntar, pois pode ser algo pessoal.
Na hora de orientar uma pessoa cega, não diga “ali” ou “lá”. Use termos diretos, como “em frente”, “à esquerda” .
Com relação aos surdos, mantenha contato visual, e, antes de iniciar uma conversa com um surdo, sinalize para ele.
Uma boa ideia é tocar levemente em seu braço ou acenar caso a pessoa esteja em sua frente.
Permita que a pessoa surda veja o seu rosto, pois a leitura labial é um recurso importante de comunicação para eles.
Gritar com um surdo é algo muito rude e pode assustá-lo, pois pela sua expressão facial, ele acreditará que você está bravo. Se a pessoa estiver acompanhada de um intérprete de Libras, olhe para o surdo e não para o intérprete.
Lembre-se que pessoas idosas podem ter alguma dificuldade ao ouvir, mas isso não significa que elas devam ser excluídas das conversas.
Incentive-as a participar! Mas não precisa gritar.
Se você vai planejar um evento, como um casamento ou aniversário, é interessante pensar em acessibilidade. Escadas podem dar lugar a rampas, o que também é útil para os carrinhos de bebês.
Sinais e placas indicando a localização dos banheiros podem ajudar pessoas surdas a terem mais autonomia no evento. Lembre-se que algumas pessoas deficientes podem precisar muito da presença de seus acompanhantes.
Trate a pessoa com a deficiência intelectual de acordo com a sua idade
Não infantilize a pessoa adulta com deficiência intelectual. Isso pode magoá-la e ofender seus amigos e familiares. Trate a criança como criança, o adolescente como adolescente etc. No entanto, lembre-se de usar uma linguagem simples. Para que dizer algo de forma complicada quando se pode ser acessível?
Não ignore os deficientes.
Ao chegar em um local, cumprimente a todos, incluindo as pessoas com deficiência. Ao sair, despeça-se de todos igualmente. Inclua-os nas conversas.
Não os trate como se eles não estivessem ali.
Comentários