O trabalho e as necessidades modernas UPSKILLING e RESKILLING

Estamos vivendo em um mundo novo quando tratamos de trabalho. Somos exigidos a nos reinventar a cada momento. A revolução digital tem exigido novas profissões ou profissões mais bem qualificadas, com o que chamamos das soft skill do futuro.

Com tantas inovações acontecendo de forma acelerada, muitas empresas têm colocado em prática iniciativas para ensinar novas habilidades aos seus colaboradores. Algumas delas têm recorrido a diagnósticos que avaliam a maturidade digital e analítica de seus profissionais, visando qualificá-los e inseri-los no contexto dessa transformação mundial.

Importante ressaltar que só a qualificação para o uso das ferramentas digitais não é suficiente. É necessário aprender a pensar, agir e evoluir em um mundo completamente online. E o desafio de aprender, desaprender e reaprender a cada dia é primordial.

Assim, estimulados pela necessidade e pela revolução digital, as empresas estão oferecendo aos seus colaboradores treinamentos para melhorar e acelerar o seu desempenho. O objetivo é conduzir o Upskilling e o Reskilling à força de trabalho.

Mas o que é qual a diferença entre Upskilling e o Reskilling. Falando em uma linguagem mais clara é requalificar profissionais para que eles desenvolvam melhor seus cargos ou recolocá-los em funções mais desafiadoras.

O Upskilling tem o objetivo de ensinar novas competências a um profissional para que ele melhore seu desempenho no cargo em que atua. Já o Reskilling é uma reciclagem que tem como objetivo colocar o colaborador em outro posto na empresa.

Nada muito diferente do que a maioria das empresas fazem, quando pensam em seu desenvolvimento frente ao mercado. A diferença está no que a revolução digital tem exigido dessas empresas e dos profissionais, para se manterem competitivos.

A acelerada mudança impõe mudanças de atitudes e comportamentos contínuos frente ao aprendizado digital. E, para um país em que o desempenho educacional da maioria da população é sofrível, isso se torna mais preocupante.

Avalie como a sua empresa está frente ao digital. Pense no Upskilling e Reskilling de seus colaboradores. Essa atitude pode se tornar seu diferencial.

Sucesso!

Artigos relacionados

Velhas e novas gerações – desaprender para reaprender

“Desaprender para Reaprender” é muito mais do que uma tendência educacional – é uma necessidade vital no mundo em constante mudança que enfrentamos hoje. Imagine tecnologias consideradas “novas” há apenas dois anos agora sendo vistas como antiquadas! Este texto explora a importância de abandonar velhos paradigmas para absorver novos conceitos, especialmente em um contexto de rápida evolução tecnológica. A reflexão sobre como as gerações mais jovens estão lidando com essa constante transformação e como podemos desenvolver um senso crítico para navegar nesse ambiente é fascinante e relevante para todos, independentemente da idade. O que precisamos desaprender? Como podemos filtrar as informações e discernir o que é essencial para nossas vidas pessoais e profissionais? Essas são as perguntas essenciais que esse texto nos convida a refletir.

Comentários