O que esperar dos pequenos negócios nos próximos 20 anos
O que você deseja para a sua vida nos próximos 20 anos? E para sua empresa?
Você já parou para pensar nessas questões?
“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”, disse um dos maiores líderes político e espiritual do século XX, o indiano Mahatma Gandhi.
A princípio, essa frase pode parecer óbvia, mas pouco paramos para pensar se o que estamos construindo hoje trará bons resultados amanhã. Com a vida agitada, rotineira e ansiosa que levamos, muitas vezes a melhor frase de consolo é “deixa a vida me levar”.
Passamos por momentos difíceis e de grandes incertezas, nos dois últimos anos. A Pandemia foi a nossa maior preocupação, bem como para milhões de empresários, especialmente os de pequenos negócios.
Hoje, o que se observa é que os efeitos da pandemia já não são as maiores preocupações das empresas. A incerteza econômica advinda de crises internacionais tem provocado significativo impacto no universo empresarial nacional e internacional. E nunca, em tão pouco intervalo de tempo, passou-se a pensar como será o futuro daqui pra frente.
Mas como sabemos que toda crise sempre traz oportunidades para revermos nossas atitudes e buscarmos soluções que minimizem os impactos, não é hora de ficarmos lamentando. Nos anos de 2020 e 2021 os negócios tiveram que se desdobrar frente à parada mundial e muitos sobreviveram ilesos ou com poucas sequelas dessa crise.
Mas o que faz as pequenas empresas demonstrarem resiliência frente a todas as dificuldades? Exatamente o seu tamanho e flexibilidade. Por possuírem estruturas menores e mais flexíveis a tomada de decisão é sempre mais ágil, fazendo com que se tornem mais adaptáveis às mudanças ocorridas no cenário econômico.
Por questões de sobrevivência, muitas empresas tiveram que se ajustar e reinventar sua forma de atuar no mercado. O digital ganhou força e muitas tecnologias foram implementadas de forma mais acelerada que o tradicional.
Vimos que o processo de inovação foi uma das melhores estratégias adotadas no mundo dos negócios. Inovar se tornou necessário e inevitável e quem trilhou e continua trilhando por esse caminho tem chances de se preparar para os próximos 20 anos.
A transformação digital deixou de ser uma mera aquisição de equipamentos para se tornar uma questão estratégica. Projetar cenários, ter objetivos claros e alterar o mindset é questão de sobrevivência e manutenção da competitividade.
As empresas necessitam se preparar para o futuro e não buscar referências somente com o passado. Estabelecer um propósito sustentável é muito importante para o seu futuro.
O grande desafio é entender como as ferramentas inovadoras podem ser utilizadas como fator competitivo para os negócios. E isso só se faz com planejamento.
É hora de plantar para colher. Então, escolha corretamente as árvores que podem lhe trazer bons frutos, em curto intervalo de tempo. 20 anos parece distante, mas não é. Esse tempo corresponde a uma geração.
Dica: nesse plantio evite escolher a tamareira. Pois, como diz um ditado Árabe, “Quem planta tâmaras não colhe tâmaras”. A tamareira leva de 80 a 100 anos para produzir frutos.
Faça boas escolhas!
Comentários