Mortalidade nos negócios comandados por mulheres
Você sabia que negócios comandados por mulheres tendem a morrer mais cedo do que os comandados por homens?
O SEBRAE fez um levantamento que apontando que 44% das mulheres, empreendem por necessidade (para superar desemprego ou até mesmo aumentar a renda). Entre os homens, esse percentual cai para 32%. O levantamento constata a realidade, pois grande parte das empreendedoras abrem um negócio não porque teve uma ideia genial, porque sonhava com isso ou fez uma pesquisa de mercado para acessar as oportunidades de negócio, mas porque precisou começar a vender doces, refeição ou fazer unha, cabelo das vizinhas para ganhar um dinheiro.
Com esse cenário não é difícil perceber que a maior parte delas empreendem sem ter experiencia anterior no setor, 40% segundo o levantamento do SEBRAE, contra um percentual de 27% entre os homens. As principais causas para a mortalidade de uma empresa, independente de gênero, normalmente são a falta de planejamento, as dificuldades com a gestão financeira e falta de experiencia em lidar com funcionários.
Destas dificuldades a gestão financeira é considerada por alguns especialistas a causa principal da mortalidade das empresas comandadas por mulheres e a explicação está na cultura de que as mulheres não sabem lidar com os números tão bem quanto os homens, não gostam ou não sabem avaliar resultados financeiros e não entendem de investimento, ou seja, mulheres não tem educação financeira. Os meus anos de consultoria e mentoria me permitem dizer que esta era uma realidade há 20 anos atrás, hoje isso não é mais possível, pois sem o conhecimento financeiro nenhum empreendedor terá sucesso no seu negócio.
Nós mulheres precisamos nos capacitar muito para vencer esses obstáculos, apesar de sermos 16% mais escolarizadas que os homens. Não esqueça que 44% das mulheres abrem um negócio por necessidade, ou seja, sem capacitação específica no empreendimento escolhido, por exemplo, uma excelente vendedora, daquela que vende avião pegando fogo, resolve abrir uma loja de moda e em 6 meses está endividada e prestes a fechar o negócio: o que deu errado? Nossa excelente vendedora não se preparou para entender de fluxo de caixa, gestão de compras, gestão de logística para entrega da mercadoria e ainda teve dificuldade de lidar com os funcionários.
Sabemos que para a maioria não é fácil se capacitar, os obstáculos são muitos: falta de dinheiro, tempo, incentivo e para um número grande de mulheres ainda falta coragem, pois o preconceito com mulheres que priorizam os negócios e suas carreiras ainda é grande. Então CORAGEM MULHER!
Comentários