Morar junto, direitos e deveres
Quem resolve morar sozinho, na sua cidade ou em outra cidade e até mesmo em outro país, muitas vezes sente necessidade de dividir o espaço com alguém, até mesmo para poder rachar as despesas.
É sempre uma ótima ideia dividir despesas, mas é preciso, antes de tudo deixar tudo muito claro antes de aceitar outra ou outras pessoas para morar junto com você.
Deixar claro quais as tarefas que serão executadas por cada um. Por exemplo, quem sabe e gosta de cozinhar, fica com essa responsabilidade. Quem não sabe cuida da louça.
Não imagine que a outra pessoa vá adivinhar o que você quer ou precisa, então um quadro de avisos em local visível resolve o problema. Dessa forma vocês podem deixar recados, lista do que precisa comprar para a casa etc.
Conversem sobre a limpeza e organização do espaço, quem limpa que área da casa e, podem reversar também, ou até mesmo eleger um dia e faxinar a casa toda, todos juntos.
A mesma coisa em relação as compras. É possível determinar um valor com o qual cada um contribuirá mensalmente e um dos moradores faz as compras.
Aquilo que for muito especifico para uma única pessoa, essa pessoa compra porque só ela vai consumir.
Uma boa ideia, para quem tem alguma restrição alimentar ou tem preferências por algum alimento, é escolher potes com cores de tampa diferentes, assim cada um sabe o que tem dentro do seu pote e não mexe no pote dos outros.
O mesmo vale para o que precisa ficar na geladeira. Usem saquinhos transparentes e escrevam com caneta permanente o que pertence a cada um. Por exemplo, maçã do fulano, uvas do sicrano e por aí vai…
Um outro ponto que também é muito importante é quem vai cuidar de retirar o lixo, Sim, porque existirá lixo todos os dias, então é bom já deixar determinado. O certo é fazer revezamento e, para evitar que alguém esqueça, usa o quadro de avisos marcando os dias de cada um.
O pagamento de contas comuns também é importante. Feita a divisão dos valores, deve ser logo acertado que dia cada um entrega sua parte. As contas comuns devem ser guardadas em uma pasta, em local onde todos os moradores tenham acesso, e, novamente, combinem quem será responsável pelos pagamentos. Essa pessoa, já fica combinado, envia um aviso dois dias antes do vencimento lembrando as demais.
Não é difícil conviver com outra ou outras pessoas, mas é necessário que todos entendam seus direitos e deveres.
Comentários