Líderes que lideram líderes

A liderança já é uma competência difícil de exercer normalmente, pois demanda habilidades especificas e tomadas de decisões difíceis. Imagina quando falamos da liderança de líderes que lideram líderes, claro que não existe fórmula mágica pra isso, mas existem alguns comportamentos que grandes líderes de corporações como Intel, CPFL, Dell, Endeavor nos revelam.

E se você está ai pensando “há mais eu ainda sou pequena” mude seu pensamento, caso contrário você não vai crescer. Afinal, o novo papel do líder é delegar, liderar e formar novos líderes. Separei alguns desses comportamentos pra vocês:

1. Delegue ou pare de crescer

Sabe aquela velha expressão “Quer algo bem feito? Faça você mesmo!” Não vale mais. Não tem como crescer sem delegar. Sozinha você até pode chegar onde quer, mas não tão rápido.

2. Tenha líderes missionários, não mercenários

Claro que dinheiro é importante, mas não é tudo. Hoje existem diferentes formas de reconhecimento, mas lembre-se, cabe a você líder, descobrir quem são as pessoas missionárias no seu negócio, aqueles que você pode contar.

3. Tenha a Cultura como o DNA do seu negócio

Líderes devem ser os defensores da cultura, logo cada novo líder que você contrata acrescenta um pedacinho dele na cultura do negócio, afinal a cultura é viva e orgânica. Ou seja, ela é mutável.

4. Não seja gargalo

Identifique no que você realmente é bom e no que precisa de ajuda. Por mais experiente que seja, você não é onipotente. Tenha humildade para reconhecer suas limitações.

5. Antes de entregar grandes projetos, teste com projetos menores

Parece óbvio, mas o óbvio precisa ser dito. Às vezes, algumas pessoas assumem desafios maiores, até como forma de mostrar interesse, mas sem antes terem tido sua capacidade expostas e testadas. O índice de VDM é muito alto. (VDM = vai dar merda).

6. Demita, se necessário

Demitir não é uma tarefa fácil, e demitir um líder é muito pior. Mas, segurar uma pessoa que já não se encaixa mais no desafio e que não está mais rendendo o acertado é ainda muito pior, você coloca em jogo a sobrevivência do seu negócio.

Reconheça a pessoa pela contribuição, na saída, mas não segure. Um livro interessante para lidar com situações como essa é O lado difícil das situações difíceis.

7. Seja transparente

Seus líderes merecem. O que você realmente espera deles? O que podem mudar para melhorar a performance? Em que aspectos precisam se desenvolver mais? São pontos que você precisa trabalhar com os líderes.

8. Pessoas inteligentes, são inteligentes de formas diferentes

Muitos líderes perdem muito tempo tentando imaginar porque fulano faz assim e ciclano faz de outro jeito. Ficam se questionando porque as pessoas não cumprem as atividades como ele determinou. O segredo está em identificar as inteligências dos seus líderes e delegar, de acordo com elas.

Se você está à frente do seu próprio negócio, ou de uma equipe de líderes na empresa que trabalha, tenho certeza que essas dicas podem ajudar você e sua empresa continuarem a crescer.

Excelente semana Donadelas!

Artigos relacionados

Comentários