HASHTAGS: porque usar e o que evitar

Semana passada falei sobre 3 erros bem comuns que as empreendedoras cometem nas redes sociais e hoje, a pedidos, vamos continuar esse assunto focando nas Hashtags e nos deslizes que devemos evitar ao usar esta ferramenta.

Mas antes de qualquer coisa, você sabe o que é Hashtag?

É uma palavra ou frase que inicia com o jogo da velha ( # ), como, por exemplo: #donadelas ou #vitrinevarejo. Elas permitem que seus stories e posts do feed alcancem o público correto e sejam descobertos por novos usuários que pesquisam sobre um assunto específico.

Porque algumas pessoas não gostam ou já tiverem problemas com as ###, apesar de ser algo indicado pelas redes sociais? Veja abaixo os erros cometidos com mais frequência:

Usar hashtags que vão atrair os seus concorrentes e não os potenciais clientes

Um dos meus mantras é: coloque-se no lugar do cliente. Como o consumidor costuma se expressar? O que ele pesquisa na internet?

Ex.: Seu cliente procura por Sapato, seu concorrente, por Calçado. Seu cliente procura por Blusa, seu concorrente, por Confecção. Fique alerta! Se estiver aparecendo muitos concorrentes no seu perfil, pare para avaliar o que você anda escrevendo depois do jogo da velha.

Usar termos que vão contra as “Diretrizes da Comunidade”

Já ouviu o termo “hashtags banidas”? São palavras associadas a conteúdos que violam as regras da rede onde você tem uma conta. Se você usa esses termos ou posta sobre esses assuntos, o alcance do seu conteúdo cai – a famosa (e não oficial) shadowban.

O Facebook ou Instagram não publicam uma relação oficial dos termos proibidos, mas sabemos de alguns temas sensíveis que ficam claros nos Termos de Uso e nas declarações dos representantes da empresa: sexualidade, nudez, crianças em situações vulneráveis, armas, antivacina, robôs ou qualquer forma de automação para conseguir mais curtidas ou seguidores.

Portanto, tome cuidado com expressões que podem ser associadas a algo impróprio e que vão contra o que a rede social defende.

Não colocar a localização

Se você vende artesanato em Belém, use #artesanatobelem. Se envia o produto para todo o Estado do Pará, inclua também a #artesanatopará e assim por diante. Este detalhe fará a diferença para você se destacar dos concorrentes.

Usar hashtags que não têm nada a ver com o seu post apenas para aparecer nos assuntos mais procurados

A hashtag tem que ser relacionada ao que você faz, sobre o que você está publicando. Fazer um post sobre Finanças e colocar #tretaBBB irrita o público! Você pode até ser descoberta por algumas pessoas novas, mas a que custo?

Neste artigo falei sobre o que não fazer, mas ainda tem muitas orientações sobre como aproveitar ao máximo esse recurso. Se você quiser que eu continue falando sobre este assunto, me conte nos comentários. ��

Como a próxima coluna será publicada dia 4 de janeiro, escolhi um tema especial para abrir o novo ano: Como fazer acontecer em 2022! Até lá!

Artigos relacionados

Comentários