Fundamentos básicos de uma empresa

Ambiente de trabalho corporativo com laptop e anotações

É bem comum entre as pessoas que desejam empreender em um negócio pensar que para se obter sucesso basta abrir um CNPJ, investir em inovação e marketing, vender algum tipo de produto e obter lucro. Seria maravilhoso se fosse simples assim, só que não é. E acreditem, ainda tem muita gente que pensa assim.

Com alguns anos de experiência como consultora pude perceber que pouca atenção é dada aos fundamentos básicos de uma empresa. Alguns empreendedores acreditam que investir em tecnologias e marketing sejam garantia de sucesso para os negócios. Essas estratégias são importantíssimas, mas sozinhas não garantem lucro, visibilidade e resultados positivos.

Antes mesmo de investir em estratégias de marketing o empresário deve dedicar tempo e atenção aos fundamentos básicos da empresa. Eles são o sustentáculo de qualquer empreendimento.

Clientes

Os clientes são o pilar central de uma empresa. Nenhum empreendimento vive sem eles, até mesmo as organizações sem fins lucrativos devem dar atenção a esse ativo. Cuidar deles, respeitá-los em suas demandas, compreender a sua jornada e mantê-los fiéis são regras importantes para o sucesso de um negócio. Quando uma empresa se dedica a ouvir suas necessidades, a probabilidade de mantê-los satisfeitos chega a 60%, segundo estudos sobre a jornada do cliente. A retenção de 5% de clientes em sua empresa pode impactar em 90% de aumento nos lucros.

Fornecedores

A máxima que diz que “comprar bem para vender bem” é verdadeira e essencial para qualquer tipo de negócio. Estabelecer e manter um bom relacionamento com os fornecedores pode promover excelentes resultados para a empresa. Ter fornecedores que respeitem as suas demandas, que façam as entregas no prazo, que ofereçam preços justos e, principalmente, que estejam alinhados aos propósitos de sua empresa é de suma importância para quem deseja fazer boas entregas aos clientes.

Colaboradores

Manter um bom relacionamento com seus colaboradores pode proporcionar impactos positivos nas finanças da empresa. Um colaborador aderente aos objetivos da empresa, integro e fiel ao seu propósito é o melhor investimento que um negócio pode ter. São os colaboradores que mantêm contato direto e diário com os clientes. É através deles que a empresa alcança suas metas, pode inovar e moldar a sua cultura. Gerar confiança entre os colaboradores pode resultar em maior comprometimento, melhor desempenho no mercado e maior lucratividade nos negócios. Cuidar dos colaboradores é tão importante quanto cuidar dos clientes.

Controles Financeiros

Um dos objetivos de uma empresa, se não for o maior, é obter lucro. Nenhum negócio se estabelece ou se torna perene se não produzir lucro. E para obter resultados cuidar das finanças é primordial. Manter um controle estruturado permite que ao empresário ter uma visão global dos recursos monetários disponíveis, para que ele possa tomar decisões eficazes, com base em dados e fatos. A ausência desses controles pode levar a desperdícios, investimentos arriscados, decisões erradas e, consequentemente, prejuízos.

Para alcançar a excelência nos negócios é essencial que esses fundamentos estejam sob pleno controle do gestor da empresa. Podem parecer básicos, mas exigem atenção e dedicação se o gestor quiser alcançar resultados positivos.

Nenhum dos fundamentos invalida o investimento em tecnologias. Elas podem ser integradas e tornar a vida empresarial mais fácil e ágil.

A dica é começar pelo básico. Estando ele dominado inovar será bem mais fácil. Sucesso!

Artigos relacionados

Comentários