Entender é interpretar!
O que é comunicação? É fazer a outra parte entender a sua mensagem. Aqui começa a nossa conversa de hoje, no poder de comunicar algo e o quanto isso pode ser importante e, acredite, até libertador, a partir de suas características pessoais.
Caso a outra parte não alcance, não houve comunicação. Aqui cabe um pedido curioso: não mude a sua forma de falar. Mude tão somente seus vícios de comunicação para se fazer entender melhor! São pequenos ajustes que provocam um imenso impacto quando assimilados e aplicados.
Você se escuta ao ponto de identificar “o que fala” e “como fala”? Percebe também que na maioria dos casos é atravessada pela emoção e sentimentos que rondam você e perde, portanto, o domínio sobre o que gostaria de dizer?
Portanto, tudo é perfeito e bem-acabado na intenção. Aqui começam as observações da psicanalista. O ser humano, pelos tempos presente, passado e futuro, se obriga a simbolizar sua existência, reconhecer os erros passados e admitir que outras saídas são possíveis desde que haja um real trabalho dentro de si para ter as respostas que precisa para curar medos, angústias e outros sintomas.
Se comunicação é falar a mesma língua para haver informação, unindo aos pressupostos psicanalíticos, só compreende os demais quem se debruçou na própria história e aprendeu a se fazer entender.
Comentários