Conciliando carreira e negócio próprio

Ser empreendedora é o sonho de muitas mulheres, afinal ser dona do seu próprio negócio é uma forma de garantir autonomia financeira e tempo mais flexível. Porém, mesmo querendo muito, ainda há mulheres que têm muito receio em “virar a chave”, ou seja deixar seu emprego estável para começar seu próprio negócio, principalmente pelo medo do insucesso como empreendedora e acabar ficando sem emprego.

Quando decidi empreender levei 8 meses me preparando para virar a chave. Elaborei um planejamento levando em conta algumas características que precisava fortalecer em meu comportamento dali pra frente pensando em deixar a empresa com uma imagem positiva. Acho que essas características que trabalhei em mim também podem te ajudar, são elas:

Organização

Tenha em mente que você terá que trabalhar bastante. Principalmente no início, então se você não for organizada são muitas as chances de tudo dar errado. Lembre-se, você não pode deixar a desejar no seu negócio nem no seu trabalho. Se você não é uma pessoa organizada repense em empreender neste momento até você desenvolver esta competência.

Investir em conhecimento

Abrir um negócio requer muito know how, o que significa buscar aperfeiçoar seu conhecimento continuamente, assim como outros temas importantes para seu negócio, como gestão de pessoas, finanças e outros mais.

Não deixe a empresa crescer demais

Quando o negócio começa a crescer muito e ganhar corpo, ele exige mais dedicação da empreendedora, é comum a empreendedora deixar o emprego mais de lado. Enquanto você se prepara para virar a chave deve manter um equilíbrio para não deixar o negócio interferir na sua produtividade do trabalho. Afinal, você está construindo uma marca!

Seja Ética

Deixe claro na sua empresa que você tem um negócio paralelo e que ele não atrapalha sua produtividade no trabalho. Seja ética, utilize suas horas e recursos do trabalho para desenvolver suas atividades do próprio trabalho, não do seu negócio.

Fazer um planejamento do negócio

É fato que alguns empreendimentos começam da noite para o dia dentro de uma grande ideia, mas não esqueça que o planejamento é fundamental. É com planejamento que a empreendedora vai entender quanto tempo e dinheiro precisará dedicar a cada uma das atividades, é necessário estabelecer uma rotina diária. Por exemplo, se a empreendedora trabalha com entrega é preciso definir quando e como ela o fará ou se programar para as retiradas quando for o caso.

Definir a capacidade máxima do seu negócio

Você precisa saber a capacidade máxima de produção ou prestação de serviços do seu negócio enquanto tem um emprego paralelo. Não pode prometer mais do que pode cumprir, muitas empreendedoras na ansiedade de virar a chave aceitam grandes demandas e não conseguem entregar porque vai requerer mais dedicação e não conseguem por conta do emprego, isso acaba sendo aquele famoso “tiro no próprio pé “. Prometer e não entregar afasta o consumidor, impacta nos seus lucros e pode prejudicar sua imagem no mercado logo na largada!

Pode ser que mesmo fazendo tudo isso você  ainda sinta um medinho de virar a chave, e é normal. Se  você não se sentir segura, procure uma profissional mentora na área de empreendedorismo, ela vai te ajudar a passar por todas essas etapas de uma forma mais segura.

E o que eu posso te desejar? CORAGEM MULHER!

Artigos relacionados

Comentários