Como ser um chefe eficiente e popular
Os chefes de antigamente se faziam respeitar pelo medo e o temor de que, a primeira contrariedade o funcionário seria demitido. Infelizmente aqui e ali ainda ouvimos falar de um ou outro chefe assim, mas, a grande maioria percebeu que conquistar respeito e ficar ao lado dos funcionários dá muito mais certo.
Para você que ainda não compreendeu que essa mudança é fundamental, quero te dizer que dá para te ajudar no seu comportamento sim e passar a agir de forma mais proativa.
É certo que faz parte da função analisar e criticar ou elogiar o trabalho, mas ao criticar tenha certeza de dizer determinadas coisas procure analisar o caso com calma e ir direto ao assunto, seja específico, nada de ficar generalizando ou mesmo detonando o trabalho da outra pessoa.
Tenha cuidado com as palavras e seja sempre assertivo, dizer que não gostou porque não gostou não vai ajudar em nada. Procure contribuir com ideias, sugestões, aponte as falhas e também onde acha que pode melhorar. Não esqueça de oferecer uma solução, ou um caminho a ser seguido para melhorar o trabalho.
Um outro cuidado que você deve ter é de preparar o seu funcionário, seja claro quanto ao que vai ser discutido para que ele não fique pensando se trata de outro assunto ou mesmo de uma demissão.
Acredito que uma boa estratégia para deixar seu funcionário mais tranquilo é conversar com ele em uma mesa de reuniões ou mesmo fora de sua mesa, procure estabelecer um tom amigável e não vá logo cobrando dele um resultado.
Tenha empatia e estabeleça confiança entre vocês, você vai ver como será bem mais produtivo.
Comentários