Como as pequenas empresas estão transformando o mercado
Nos últimos anos as pequenas empresas têm demonstrado o quanto são capazes de transformar a economia de uma localidade e, consequentemente, de um país. No Brasil, são cerca de 22 milhões de pequenos negócios, respondendo a 99% do número de empresas existentes no mercado. Contribuem com 55% do número total de empregos com carteira assinada e próximo de 30% do PIB, segundo dados do Sebrae e Agência Brasil.
São números significativos para a economia nacional. E nesse contexto estão contemplados os microempreendedores individuais, as micro e as pequenas empresas.
Apesar do impacto positivo dos pequenos negócios na economia, as políticas públicas e linhas de crédito disponíveis nem sempre atendem à demanda desse contingente empresarial. E, nesse cenário, muitas delas buscam, de forma autônoma, soluções para se manterem competitivas no mercado.
E uma das soluções é a inovação. Com as mudanças implementadas as MPE vêm se destacando como catalizadoras de mudanças significativas no cenário empresarial, através da remodelação de processos, produtos e até setores inteiros.
Mas como isso acontece? Através do planejamento para a inovação.
Um bom exemplo são as startups que, a cada dia, promovem uma revolução tecnológica nos diversos setores da economia, com ideias disruptivas e ágeis.
Com a aceleração digital a tecnologia tem sido utilizada como uma aliada no desenvolvimento do empreendedorismo. Por serem mais flexíveis e ágeis e, por conta do seu tamanho, as pequenas empresas conseguem implementar mudanças que permitem respostas mais rápidas às demandas do mercado.
Muitos dos sistemas e estratégias desenvolvidos para atuação em nichos de mercado vêm de iniciativas desenvolvidas por pequenos negócios inovadores. O contato direto com os clientes é um grande facilitador para entender as suas “dores” e ofertar um produto ou um serviço personalizado ou customizado que atenda às suas necessidades.
Nesse contexto, um aspecto a considerar é que, para ser uma empresa inovadora e transformar o mercado em que atua, não necessariamente precisa se tornar uma startup. Muitas empresas tradicionais buscam apoio de Institutos de Pesquisa, Universidades, Sistema S e startups para desenvolverem novos produtos.
O importante é ficar atenta aos nichos de mercado disponíveis em torno do seu negócio. Será que seus clientes estão sendo atendidos em todas as suas necessidades? Analise.
Como já citei em outros artigos, o cliente é quem dá a dica pra você inovar e mudar o cenário local.
Sucesso!
Comentários