A COP 30 em Belém
Belém é uma cidade encantadora. Com seus 407 anos de história, belezas naturais, população acolhedora, gastronomia ímpar e com sua religiosidade de fazer chorar até os mais céticos, não há quem não se encante ao visitar a bela capital paraense.
E para desafiar e engrandecer, mais uma vez essa bela cidade, no mês de maio deste ano o presidente da república anunciou que a capital, que é a cara da Amazônia, sediará a COP 30 – o maior evento do mundo sobre mudanças climáticas.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 30 (Conferência das Partes) será um marco na história da cidade. Segundo a edição de junho da Revista Exame são esperadas cerca de 50 mil visitantes em duas semanas de evento.
Sediar um evento grandioso como esse requer extremo cuidado, pois em pelo menos, duas semanas o Brasil será destaque no tema e Belém a vitrine do mundo num dos assuntos mais polêmicos dos últimos tempos, quando se trata de aquecimento global.
A realidade mundial reforça a cada dia que os recursos naturais estão cada vez mais escassos. E não se trata só da natureza (florestas, rios e mares), mas da natureza humana, principalmente. Os níveis de desigualdade social são agravados pela concentração de renda nos países mais ricos, proporcionando situações de privações extremas no mundo.
Esse tema é bem delicado e demonstra que a responsabilidade é de todos nós. As pressões mundiais sobre aqueles chamados “poluidores do planeta”, têm cobrado dos governantes, das empresas e da população em geral responsabilidades e compromissos que devem ser levados à sério.
A construção dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na agenda Pós-2015, posteriormente transformada na Agenda 2030 ampliou a participação das nações e se desdobrou em compromissos a serem cumpridos pelas grandes corporações mundiais. São 17 Objetivos desdobrados em 169 metas. Um grande desafio para quem deseja um mundo Sustentável.
Como vemos, a responsabilidade sobre Belém está em, até novembro de 2025, demonstrar o que o Brasil está fazendo em relação aos ODS e ao cumprimento da agenda ambiental. Até lá, há um grande trabalho a ser executado pelos governantes brasileiros. Não bastará afirmarmos o que fazemos, através de discursos, teremos que demonstrar também. E Belém estará com essa grande responsabilidade.
Vamos acompanhar os próximos passos. Tenho certeza de que o evento será um sucesso.
Comentários