Empreendedora, faça o trabalho que tem que ser feito!

Passado aquele tempinho de realização do grande sonho, muitas empreendedoras passam a viver as angústias de “não tenho tempo pra nada”, “ninguém entende o que é pra ser feito” ou “tudo depende de mim”. Passam a viver a dura realidade de resistir ao fato de que não é possível fazer tudo.

Claro que para as que percebem isso rapidamente, o primeiro sentimento é deprimente, mas se parar pra pensar profundamente pode ser até libertador. Afinal não é fácil precisar ser focado no que precisa ser feito e encarar ao mesmo tempo a onda de distrações as quais estamos sujeitos, e-mails, whatsApp, redes sociais e isso quando falamos apenas das modernas tecnologias as quais não pudemos mais viver sem. Será?

A primeira coisa que precisamos exercitar para fazermos o trabalho que tem que ser feito, é aprender a dizer não.

Não adianta nada você desejar algo, como por exemplo, fechar parceria com aquela empresa ou pessoa relevante para seu negócio e não fazer nada para que isto aconteça. Se ainda não tem conexões lá, precisa fazer, se ainda não tem todos os aspectos dessa parceria mapeados, mapeie, mas se permitir que outras situações ofusquem sua visão, essa parceria nunca acontecerá.

Aprender a dizer não, não é difícil, difícil é ter capacidade de priorizar, pois quando você realmente sabe o que é sua prioridade, dizer NÃO é consequência e deixa de ser tão sofrido para ser assertivo.

E se você está pensando: “Há, mas toda hora surgem problemas que nos tiram do foco”. Quando isso acontecer, avalie se o problema é seu mesmo ou de outra pessoa, e quando não for seu, opte pelo “não” sem pensar. E vou te dar uma dica, crie textos prontos para recusar convites, projetos e qualquer outra coisa que te tire o foco. Lembre-se, mais valor gera mais dinheiro, quando você se concentra no trabalho que trará maior resultado, automaticamente você adiciona mais valor nele.

Sabe aquele papo de que você precisa ser multitarefas?  

Então, deixa eu te contar, a ideia de que ser multitarefa reduz tempo e carga de trabalho é errada. Eu sei que você pode pensar que é exagero, mas entenda, você produz mais quando se concentra em uma coisa de cada vez. E isso é possível através da organização do seu tempo para que não caia na procrastinação.

Avalie qual é sua janela de tempo mais produtiva, por exemplo, existem pessoas que amam acordar bem cedo e possuem um pique de energia maior exatamente pelo horário da manhã, então essas pessoas não podem começar o dia olhando primeiro seus e-mails, pois isso poderá mudar totalmente sua concentração e cairão na armadilha de achar que têm tempo suficiente para fazer outras coisas antes do que realmente precisa ser feito.

Outra ferramenta muito útil para fazer o trabalho que tem que ser feito é ter uma lista de tarefas que funcione. Tenho certeza de que você já criou inúmeras delas e a maioria ficaram do jeito que começaram. Uma lista de tarefas para funcionar precisa ter o elemento “especificidade”, ou seja, colocar na lista “Organizar tudo para a reunião” vai parecer muito complicado e cansativo, mas ao invés disso você colocar:

  • As 9h enviar mensagem de confirmação à todos os participantes e solicitar que enviem as apresentações até as 12h.
  • As 9:30h solicitar que a copa prepare café, biscoitos e água para as 14h.
  • As 10h solicitar a TI que faça testes nos equipamentos de áudio visual.

Percebeu, como é mais fácil? E não esqueça que o calendário faz parte de uma boa lista de tarefas, afinal precisamos colocar os prazos para que tudo ocorra dentro do planejado.

Outro excelente comportamento para juntar com a lista de tarefas, com o dizer “não” e com o foco, é criar rituais para se manter mais produtiva. Quando falo rituais, estou falando de hábitos produtivos como, leitura, yoga, meditação e atividades físicas de modo geral. E nunca esquecer do ritual consigo mesmo, aqueles minutos só seus e ficar com quem você ama.

E ainda acrescentaria, por experiência própria, que dormir mais e conservar sua energia potencializa sua produtividade. Muitas pessoas ficam presas ao tempo e esquecem que apesar do tempo correr, não temos poder sobre ele, mas sobre nossa energia, SIM!

Minha única pretensão neste artigo foi dividir minha percepção e experiência quanto a se manter produtiva para fazer o que precisa ser feito, que não somos e não precisamos parecer perfeitos, apenas precisamos fazer o que precisa ser feito. E isso se dá não só no ambiente profissional, mas também em nossa vida pessoal, pois quando decidimos ficar com nossos filhos, esposas, maridos, namoradas, namorados e até mesmo os ficantes, não devemos nos sentir culpadas, mas sim VIVAS!

Excelente semana!

Artigos relacionados

Comentários