Aprendendo com os erros

Ainda no embalo de final de ano, quero trazer uma reflexão sobre uma expressão que com toda certeza você já ouviu, “precisamos aprender com os próprios erros” e, diga-se de passagem, não é errada. Então hoje quero falar com você sobre 3 formas de lidarmos com os erros.

A primeira é a forma inteligente, que é exatamente aprendermos com os próprios erros. A segunda é aprendermos com os erros dos outros, o que chamamos de forma sábia e a terceira é a nem inteligente e nem sabia, talvez teimosa que é não apreender com os seus erros nem com os dos outros e continuar cometendo os mesmos erros.

Claro que errar é humano e faz parte da trajetória de todos nós. Porém, é necessário que aprendamos com os erros, sejam nossos ou dos outros, para que possamos nos desenvolver como pessoas e profissionais, o que vai impactar diretamente nos resultados de nossos negócios de forma positiva.

Sei que falar sobre erros pode ser desconfortável e até desconcertante para algumas pessoas e mais ainda assumir seus próprios erros. Porém, admiti-los é o primeiro passo para superá-los.

E dentro das empresas não é diferente, por isso vou fazer um paralelo entre os seus principais erros empreendedora e os do seu negócio:

Autoavaliação X Avaliação de desempenho de sua equipe

É comum sermos muito críticas e céticas em nossa autoavaliação, afinal é nosso sonho, colocamos todas os nossos esforços e expectativas no negócio. Algumas empreendedoras chamam pra si toda a responsabilidade dos resultados (principalmente se não forem tão positivos) e outras terceirizam essa responsabilidade, não fazem uma autoavaliação baseada em indicadores realmente mensuráveis e imparciais, o que não ajuda a fazer os melhores ajustes para o futuro.

Assim, é na empresa quando as avaliações de desempenho não são devidamente estruturadas e baseadas em pontos e indicadores importantes para o crescimento da equipe. E principalmente, quando os resultados não são acompanhados e medidos, o que pode provocar desmotivação, falta de engajamento e de produtividade.

Planejamento de Vida X Planejamento Estratégico

Muitos erros em nossa vida podem ser evitados se fizermos um planejamento de vida, mínimo que seja, pois sabemos que estamos expostos a diversas variáveis e forças estranhas. Contudo, precisamos ter clareza de onde estamos e onde queremos chegar, afinal alcançarmos os objetivos que desejamos não é fácil. Precisamos identificar nossos pontos de melhoria para aumentarmos nossas forças e vencermos as ameaças e aproveitarmos as oportunidades.

Com o nosso negócio não é diferente, precisamos de um planejamento estratégico, pois ter clareza de nossas metas e objetivos e comunicá-las aos nossos funcionários e parceiros facilitará alcançar os resultados tão desejados.

Em todas essas situações é muito importante disseminarmos uma cultura de reconhecimento do erro, ou seja, tanto você quanto os membros da sua equipe precisam ter confiança em admitir o erro e desculpa-se por ele sem precisar se autopunir. Quando analisamos as nossas falhas e as dos outros, criamos um ambiente propicio para soluções criativas.

Com 2022 chegando, está mais do que na hora de você começar a fazer seu planejamento garota!

Conta com a gente.

Artigos relacionados

Comentários

  1. Ei Denise, quantas reflexões importantes para todas nós! Realmente, muitas vezes nos sentimos desconfortáveis com os erros, mas se os olharmos como nutrientes para os acertos, vamos realmente mudar a rota, como você nos propõe.
    É isso aí, reflexão, planejamento e ação! Obrigada pela partilha. Beijo beijo