Você está pronta para ser uma Líder 4.0?

Os administradores são muito bons em criar teorias e termos que nos ajudam a trilhar o caminho para o sucesso. E analisá-los é importante para aperfeiçoarmos a gestão dos negócios. Mas, antes de falarmos sobre a liderança 4.0 vou resumir os níveis anteriores:

Liderança 1.0 – é o nível onde o profissional possui competências e habilidades suficientes para fazer um bom trabalho.

Liderança 2.0 – nesta liderança o líder usa seus conhecimentos para ajudar a equipe alcançar o sucesso. Aqui o líder mantém um bom relacionamento com todos.

Liderança 3.0 – aqui o líder é considerado um profissional competente, gerencia de forma eficiente o time na direção dos objetivos e metas específicos definidos pela empresa.

Agora vamos definir a liderança 4.0, segundo o criador do termo, Klaus Schwab, esta liderança é a que necessita de competências e habilidades especificas necessárias frente as transformações digitais e da criação e execução de estratégias digitais nas empresas.

Agora você pode estar se perguntando “tá, mas então o que é preciso para ser esse líder 4.0?”, primeiramente inteligência emocional, depois, ter capacidade de criar e estar à frente de trabalhos pautados na colaboração. Estes líderes não comandam, treinam. Não deixam o ego falar mais alto, exercitam a empatia.

Líderes 4.0 incentivam a inovação, promovem conexão e engajamentos entre os liderados por um propósito.

 A pesquisa feita pela DELOITTE, em 20 países, identificou além da inteligência emocional mais 4 características principais nos líderes 4.0:

AGILIDADE: afinal o as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápidas. E por isso os líderes precisam identificá-las mais rápido ainda e fazer as adaptações necessárias.

CORAGEM: diante de um cenário de tantas incertezas o líder nem sempre terá todas as informações a tempo, por isso será necessário CORAGEM para tomar a decisão, encarar as dificuldades, tombar e se adaptar as adversidades sempre que necessário.

VISÃO: o líder 4.0 precisa ser visionário, estar sempre pensando lá no futuro, pois assim levará inovação para a empresa.

FLEXIVEL: nessa revolução digital que o mundo vive, as pessoas, os negócios e os processos não iguais, logo o líder precisa estar aberto, flexível as mudanças.

COLABORATIVO: na liderança 4.0 não há espaço para o líder que só dá ordens e são centralizadores. Precisam estar mais próximos, ajudando a equipe como um todo.

Agora, com certeza você já entendeu que a liderança 4.0 conduz a equipe no ritmo estabelecido pelas mudanças do mercado impostas pelo surgimento de novas tecnologias. E a melhor maneira de se preparar para exercer esta liderança é investir na capacitação e desenvolvimento do capital humano da empresa, promover a inovação e acima de tudo implantar uma cultura de tolerância ao erro.

Então, você está pronta para ser uma líder 4.0? Se não, comece já, pois vou te contar uma novidade, já temos a liderança 5.0. Te conto mais no próximo artigo.

Artigos relacionados

Comentários