Conexão, comunicação e comunidades na era digital.
Realmente não dá para ficar totalmente de fora dos grupos do WhatsApp.
Essa ferramenta, que facilita muito a comunicação, também pode virar uma armadilha se você não souber como usar adequadamente. Como as pessoas, em geral, fazem parte de vários grupos ao mesmo tempo, o cuidado deve ser redobrado, até para evitar ficar mandando mensagem para o grupo errado.
Isso posto, vamos lá.
Quanto maior o grupo mais objetivas devem ser as mensagens. Procure escrever tudo de uma única vez, ninguém merece ficar recebendo várias mensagens, cada uma com uma frase.
Também não espere que todos do grupo respondam de imediato. Grupo não é chat, ninguém está disponível 24 horas por dia. Só use o recurso do áudio em último caso. É muito mais fácil a pessoa ler a mensagem do que ouvir, se ela estive trabalhando ou ocupada.
Seja discreto com o que compartilha, a ideia de um grupo é justamente trocar informações e não constranger as pessoas. E tome cuidado de checar a mensagem recebida em outro grupo antes de sair compartilhando a torto e a direito. Nem tudo que circula é realmente verdade.
Respeite o ritmo de vida das pessoas de cada grupo. Nao vá acordar com um bom dia às 5 da manha quem tem o hábito de dormir um pouco mais. Sabe aquelas correntes dizendo que se não repassar vai se dar mal? Proibidas, não caia nessa, nada vai te acontecer de bem ou de mal se você não repassar.
Você tem uma imagem a preservar, use uma foto simpática para sua identificação.
E por fim, fuja de brigas, grupo de rede social é como a vida real, as pessoas tem pensamento e opiniões diferentes e níveis diferentes de educação. Se não esta se sentindo a vontade em algum grupo, não crie caso, saia.
Comentários