Tecnologia uma amiga antiga dos pequenos negócios
Quando falamos de pequenos negócios muitos imaginam que eles se resumem a negócios tradicionais como mercadinhos, lanchonetes e tantos outros do setor de prestação de serviços. Sim, são todos eles e muito mais que compõem o universo superior a 20 milhões empreendimentos no Brasil, divididos em inúmeras atividades, segundo dados do Boletim Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Ao longo dos anos a diversidade dessas empresas foi se expandindo e se transformando e hoje você se depara com pequenas empresas totalmente constituídas em base tecnológica investindo em sistemas e ferramentas de alta performance, bem como muitas empresas tradicionais utilizando tecnologias de ponta.
Mas alguns empresários de pequenas empresas ainda têm dúvida sobre como um negócio tradicional pode se modernizar e investir em tecnologia. Pois informo que existem muitas ferramentas, sistemas e consultorias disponíveis no mercado desenvolvidos para esse perfil de negócio.
Como sabemos, a inovação não é mérito dos grandes e nem de segmentos específicos da economia. Uma empresa tradicional pode inovar em seus processos, produtos, marketing, atendimento e em diversas outras áreas do negócio.
Alguns profissionais de consultoria identificaram nichos em áreas que são factíveis de se obter resultados rápidos através de uma boa orientação tecnológica. Vê-se aqui um campo aberto para não só as consultorias, mas para as empresas que recebem essa orientação especializada, pois podem melhorar sua produtividade, reduzir custos e aumentar.
Todo esse processo de transformação digital se fortaleceu no período da pandemia, em que vários pequenos negócios fecharam por não conhecerem suas empresas, seus clientes e nem os produtos que vendiam. Pode parecer inverídico, mas é a mais pura verdade. Eu mesma atendi várias empresas nessa situação.
Mas hoje as possibilidades de inovar são infinitas e com a criação de ferramentas cada vez mais ágeis e a ascensão da IA, elas se tornaram mais acessíveis àqueles que desejam crescer.
Inovar e tomar decisões a partir da análise de dados em um pequeno negócio não é tarefa simples, especialmente se for um comércio repleto de itens e formas de aquisições e negociações com fornecedores. Mas isso é possível sim, através de sistemas de controles de fluxos, fornecedores e clientes.
E esse nicho despertou uma gigante como a Microsoft, que no ano passado, interessada em conhecer o perfil desse público, realizou uma pesquisa sobre a Transformação Digital para as MPE e identificou um potencial junto a esse mercado.
Quando perguntados sobre os benefícios do investimento em tecnologia para enfrentar seus desafios 46% dos entrevistados responderam que desejavam tornar sua operação mais eficiente; 43% conquistar novos mercados e novos clientes; 40% melhorar sua relação com clientes e fornecedores; 39% reduzir custos e tantas outras informações importantes.
O que trouxemos aqui é só uma amostra das inúmeras possibilidades de transformações, que você empresária, pode promover em seu empreendimento.
Quando afirmo que a Tecnologia é uma amiga antiga é porque ela sempre esteve perto de nós, seja num planner analógico (caderno organizado), numa planilha eletrônica, em ferramentas de controle um pouco mais complexas e agora com a IA. Basta escolher por onde começar.
E como sabemos que você é moderna e inovadora, não vai querer voltar ao caderninho de controle, não é mesmo?
Sucesso na jornada.
Comentários