Fui a um festival de música para ver as ações de marketing. Me julgue.
Todos os anos, centenas de festivais disputam a atenção de fãs de música em um mercado altamente competitivo. Destacam-se os que conseguem ser mais criativos e com grandes parceiros. O Primavera Sound é um deles e este ano tive o prazer de participar e, claro, visitar e analisar as ativações de marca feitas pelos patrocinadores.
Muito além de Pet Shop Boys, The Killers e The Cure, me encantei com as estruturas, atrações, brindes, uniformes e escolha dos promotores que possibilitaram grandes ativações de marca. A seguir vou analisar as marcas que visitei e fotografei.
TNT Energy Drink: Ritmo e Energia na Pista
Logo na entrada, o TNT Energy Drink criou o TNT Club, uma pista de dança conectada com as tendências musicais. Com shows exclusivos de DJs renomados, a marca ofereceu uma experiência única. Além disso, criou uma raspadinha exclusiva e um espaço instagramável simulando uma cabine de DJ para envolver o público nas redes sociais.
Banco do Brasil: Três Espaços, Diversas Experiências
O Banco do Brasil investiu em parcerias para criar um espaço diversificado:
(RE) use: Em parceria com o coletivo Revoada, a marca apresentou uma linha de acessórios feitos a partir de materiais reciclados.
(RE) viva: Os participantes experimentaram a autenticidade, criando efeitos visuais únicos no corpo com o Body Marbling.
(RE) crie: Os visitantes puderam exercitar a criatividade, customizando roupas e acessórios com artes exclusivas.
Schweppes: Elegância e Sabor em Cada Gole
Com espaços instagramáveis e ações promocionais, a Schweppes ofereceu ao público um bar coberto, com um painel de led proporcionando uma experiência visual diferenciada durante o dia e a noite, além de drinks deliciosos para encantar novos e antigos consumidores.
Tic Tac: Simplicidade que Encanta
Falei brincando (mas acredito ser verdade) que era o patrocinador com a menor verba disponível, pois foi a ação mais simples. O Tic Tac ofereceu uma estrutura em formato de arquibancada para acolher os frequentadores do evento. No espaço, a marca vai garantiu uma área de descanso em meio à festa, com pontos instagramáveis e a entrega de brindes e balinhas.
Uma lição importante que ficou muito clara do Primavera Sound: não basta ter verba para patrocinar um evento e exibir sua marca ao lado das demais empresas. É fundamental investir (bem) para proporcionar ações e uma experiência envolvente para o público presente.
Comentários