Qual o poder da estratégia?
Primeiramente, é preciso compreender que, se o PLANEJAMENTO apresenta uma direção para o seu negócio; a ESTRATÉGIA é a definição do caminho que você escolherá para tornar mais efetivo o seu resultado.
Portanto, ela é o “COMO” você desenvolverá o conjunto de atitudes, tomadas de decisão, ações para realizar a construção dos resultados pretendidos, para solidificar seu novo posicionamento de mercado.
Há quem não a construa, ou sequer a utilize; entendendo que o Planejamento já tem, na sua composição, a característica de apontar as práticas necessárias à sua execução.
Infelizmente, essa não é uma resposta adequada. Pois, a estratégia não se resume a um conjunto de ações. Ela é a construção de uma “concepção de agir” que se pretende a dar respostas para a sua atuação no futuro; e que por isso, pede a sua reflexão sobre os elementos que fazem parte do caminho, e que o definem.
Para a construção de uma ESTRATÉGIA, é preciso “pensar o negócio”. É discutir sobre seu futuro, suas concorrências, suas possibilidades de novos produtos, clientes e mercados. tente que, todo negócio demanda um Tripé fundamental, para competir pelo futuro: objetivos, estratégia, operação.
Veja que o posicionamento da estratégia é o de interligação entre o planejado e a execução. Pois é dela que emergem as respostas para uma execução com maior “força de resposta”. Nela se deve concentrar a análise necessária a uma trajetória com maior, e mais efetiva coleta de resultados.
O futuro pertence aos que estão dispostos a questionar as tendências do mercado. A melhor maneira de fazer isso, é ser capaz de reescrever as regras, com a preocupação de fazer a diferença no que desenvolve. Para reescrever você necessita da estratégia; é nela que está o poder de desenvolver sua intencionalidade.
Toda empresa tem a oportunidade de moldar o seu próprio destino. Você não sabe por onde começar? Comece por descobrir onde a sua empresa está hoje!
Que tipo de estratégia é a ideal para o seu negócio? A resposta é: aquela que for mais eficiente para lhe levar do ponto em que você se encontra (Ponto A), para o ponto em que você quer chegar (Ponto B).
A escolha do tipo de estratégia que você irá utilizar, precisa ser pensada; levando-se em conta os valores, visão e particularidades do seu negócio. Faça uma análise geral, considerando seus fatores internos e externos, seu público-alvo, fornecedores, setor e concorrentes. Isso te ajudará a definir os parâmetros de sua atuação.
Nesse processo, você precisará estar atento a PRESENÇA de algumas BARREIRAS ORGANIZACIONAIS que poderão emergir, como: Barreira Cognitiva, Barreira dos Recursos, Barreira Motivacional, Barreira Política.
A devida atenção à presença de resistências, impedimentos e/ou fraquezas internas, aumentará sua capacidade de produzir respostas mais adequadas.
Agora que você já compreendeu o valor da estratégia e qual o seu ponto de partida, é hora de vivenciar uma competição pela criação e domínio das oportunidades emergentes; pela posse do seu novo espaço competitivo. Sua meta não será reproduzir o “benchmarketing” dos produtos e processos de um concorrente ou imitar seus métodos, mas desenvolver uma visão independente; considerando quais são as oportunidades do amanhã, e como explorá-las.
Nos negócios, uma empresa se distingue quando ela DESENVOLVE a CAPACIDADE DE IMAGINAR, com originalidade, o que é o seu possível!
Comentários