No final, a decisão é sua

No artigo anterior falei sobre as esperanças para 2023, lembrando o quanto não devemos esperar e sim esperançar, significados diferentes. E que acredito que tudo o que acontece é resultado de nosso esforço, empenho ou falta deles.

Nesta época do ano, assim como fazemos promessas de mudanças nas nossas vidas, como:

Perda de peso, alimentação mais saudável, aprender uma nova língua, entre outras promessas…, na empresa não é diferente: durante as festas de confraternização e amigos secretos, todos verdadeiramente desejam ser melhores no próximo ano, inclusive a liderança. A maioria dos líderes prometem para si mesmos:

  • Fazer um planejamento na empresa
  • Ter mais tempo livre para a família
  • Cuidar da saúde física e mental
  • Melhorar a comunicação com a equipe
  • Ser mais motivado e motivar mais as pessoas
  • Controlar o estresse
  • Entregar resultados melhores e maiores

No primeiro dia útil do ano novo estamos exatamente assim, motivados a promover todas as mudanças na nossa vida. O problema é que, na maioria dos casos, antes do terceiro mês, muitas dessas promessas já foram quebradas e até nem iniciadas, e sabe porque? Por que não foram devidamente planejadas e avaliadas todas as objeções que seriam enfrentadas.

Vou começar alinhar pelas promessas da empresa. Para entregar resultados melhores e maiores você vai precisar dedicar mais tempo a estudos e novas estratégias para seu negócio, isso impacta diretamente no tempo e horário que você poderá praticar atividade física e, como se não bastasse, pode afetar ter menos tempo livre para família, mas em contra partida vai ajudar você a ser mais motivada e muito provavelmente motivar mais pessoas na sua equipe.

Este cenário pode aumentar seu estresse ao invés de diminuir e a comunicação com a equipe pode ser afetada negativamente pelo estresse. Entende porque algumas promessas são esquecidas? É porque elas não se alinham nas nossas vidas. Enquanto elas não forem prioridades pra você na sua vida pessoal e não forem prioridade para o seu negócio e para as pessoas que fazem parte dele, elas não acontecerão.
Por tudo isso, acredito que planejar alinhando as metas pessoais e empresariais é essencial para atingirmos metas ou cumprirmos promessas.

No último ano, tive a oportunidade de aprender que além de planejar, é necessário saber pedir ajuda quando as coisas parecem estar travadas. Há dois anos introduzi um serviço no meu portfólio e no inicio coloquei todo gás e fechei vários serviços desse tipo, mas com o passar do tempo fui me acomodando com o formato que ele estava e quando percebi começou a cair a venda desse serviço. E sem saber muito o que fazer procurei uns amigos do mesmo ramo, trocamos excelentes ideias, fiz alguns cursos, mentorias especificas e hoje estou remodelando meu portfólio. Mas, nada disso seria possível se eu não me permitisse pedir ajuda, então entenda cara leitora, você não é menos inteligente ou incompetente por precisar de uma “mãozinha” para te ajudar a pensar fora da caixa.

Escolhi um mantra pra 2023: Manter o foco no plano.

Que você possa pensar mais vezes fora da caixa em 2023!

Artigos relacionados

Comentários