Termos e expressões usados em inovação – Parte 2

Na semana passada tive a oportunidade de participar e um evento maravilhoso em Recife/ PE sobre Ecossistema Local de Inovação – ELI Summit. O evento reuniu vários Ecossistemas nacionais e internacionais de inovação, além de Universidades, centros de ensino e pesquisa, governos, aceleradoras, investidores, dentre outros organismos ligados ao tema.

Foi uma oportunidade, há muito não vivenciada, de estar imersa em um ambiente em se respirava inovação. Com tantas apresentações e discussões sobre como promover o desenvolvimento de um território através da inovação, uma coisa ficou patente: não há desenvolvimento se não for através do Conhecimento, da Criatividade e da Coragem. Os tão celebrados 3 C.

E para que tudo isso se concretize é necessário que haja pessoas dispostas a querer mudar, ter visão de futuro e, especialmente liderança, que significa ter coragem de enfrentar todos os desafios.

Mas o mais legal de tudo isso é constatarmos que, com todas as tecnologias disponíveis, se não tivermos conhecimento e buscarmos conexões, estaremos fadados ao esquecimento.

Em meio a um turbilhão de informações processadas e a processar nesse evento, resolvi investir um pouco mais no nosso Glossário e trazer outros novos, ou já conhecidos conceitos. Vamos começar pelo tema do evento que participei: Ecossistema de Inovação. Pode ser que você já esteja participando de um deles.

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

O termo veio da biologia e se integrou à inovação, em que um conjunto de comunidades colabora entre si para o desenvolvimento e sobrevivência do todo. Significa dizer que, através da articulação e compartilhamento de tecnologias e informações desenvolvidas em universidades, empresas de tecnologia e inovação, governos e sociedade, seja criado um ambiente em que a inovação seja uma força motriz para o desenvolvimento econômico e social de uma localidade.

O Ecossistema tem como propósito promover a interação entre diversos atores, com diferentes tecnologias, para que, através de um objetivo comum, sejam alcançados resultados favoráveis a todos os envolvidos. Isto pode se dar em um polo de inovação, em um bairro, em uma cidade ou até mesmo em um país inteiro. Basta que todos trabalhem conectados com o mesmo propósito.

DEEP LEARNING

Como falamos há pouco em conhecimento, trago aqui esse termo muito utilizado para aprendizagem de máquina, mas que pode ser utilizado na aprendizagem humana. O termo significa aprendizagem profunda, em que pessoas têm alta motivação intrínseca e alta capacidade para compreender um conteúdo estudado.

É utilizado, principalmente, para definir o treinamento de computadores para realizar tarefas como as dos seres humanos. No caso dos serem humanos, esse aprendizado profundo estimula a visão holística e faz com que ele retenha o conhecimento por mais tempo. Para as máquinas, faz com que ela aprenda sozinha, através do reconhecimento de várias camadas de processamento como voz, gestos, análise facial, buscas por conteúdos, dentre outros.

AVATAR

É um termo de origem religiosa que significa a “descida de Deus ou Reencarnação”. É a materialização de um ser sob diversas formas. No mundo da internet ou informática, é uma figura gráfica representativa de um usuário. No marketing digital o termo serve para definir um conjunto de pessoas com perfis assemelhados e interessadas num mesmo produto oferecido, caracterizado como “persona”. Muitas empresas utilizam avatares para caracterizarem seus públicos.

IoT – INTERNET DAS COISAS

É um termo em inglês “Internet of Things” que significa a interconexão digital de objetos do nosso cotidiano. A IoT propõe a fusão do mundo real ao mundo digital, através da internet de forma inteligente e sensorial. Cria a possibilidade de acesso a todos os equipamentos e aparelhos de uma empresa ou residência, remotamente, gerando a possibilidade de se comunicar a outras pessoas ou objetos, independente da distância ou do local.

MINDSET

Significa mentalidade ou configuração mental. É um termo muito utilizado atualmente e já se tornou corriqueiro em muitos diálogos, seja em processo de inovação ou na psicologia. Ele diz respeito à forma de uma pessoa pensar, envolvendo valores e crenças. Pode ser ainda um padrão de pensamento estabelecido na vivência de situações do dia a dia.

E para encerrar sugiro que, para nos adaptarmos a esse mundo chamado VUCA – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, precisamos mudar o nosso Mindset. Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade.

Artigos relacionados

Comentários