3 erros muitos comuns que os empreendedores cometem no primeiro negócio
Todas nós, aqui, sabemos exatamente das delícias e das agruras de empreender no Brasil, não é verdade? Somos vencedoras, guerreiras, porque matamos um leão a cada dia, dando conta das nossas empresas, das nossas famílias e da nossa casa. Cometemos erros, sim, quem não os comete? E hoje trago para vocês os 3 erros muito comuns que os empreendedores cometem na hora de investir o dinheiro ganho.
Erro 1: não definir um pró-labore mensal
Trabalho há muitos anos com os mais diferentes tipos de empreendedores, dos segmentos mais diversos que vocês podem imaginar, e percebo que este é um erro muito comum entre empresários: o não estabelecimento e recebimento de um pró-labore mensal.
E sabe qual é o maior problema disso? Quando o empreendedor não tem uma retirada fixa mensal, ele invariavelmente utiliza a conta da empresa como sua. E esse é um dos maiores pecados da gestão financeira de um negócio, senão o maior! Se você não tem uma retirada fixa, não sabe quanto dispõe, o que acontecerá? Gastará dinheiro que é da sua empresa, para bancar o seu dia a dia.
Daí, quando for passear no shopping e ver na vitrine da loja aquela TV de 60 polegadas que você tanto deseja comprar, a tentação será enorme e bastará pegar o cartão da conta jurídica para levar o produto para casa. Isso, definitivamente, não pode. Você vai acabar gastando mais do que deve, o que trará consequências negativas para o seu negócio.
Erro 2: não trabalhar para a empresa ser altamente lucrativa
Você vai viver do pró-labore que estipulará, dentro de parâmetros aceitáveis e que não prejudique o negócio. Mas também receberá mais dinheiro por meio da distribuição de lucros. Você pode ganhar muito, na prática dobrando, triplicando ou até quadruplicando o seu pró-labore. De que forma? Tendo clareza de onde você quer chegar, estabelecendo metas claras, com prazos para cumpri-las e, ao atingi-las, aumentando essas metas. Por isso, desafie-se o tempo todo!
Esse é um fator motivacional que move empresários. Você não tem que tirar dinheiro da empresa, a empresa é que tem que remunerá-la muito bem. Trabalhe para isso, sabendo investir, tendo foco, buscando inovar e se superar, matando seu leão do dia após vários dias; os lucros serão compensadores, e você será muito bem remunerada, eu te garanto!
Erro 3: não fazer investir assertivos
Saber investir é muito importante e um erro muito comum é investir mal (ou mesmo não investir). Investimento em pessoas, em comunicação, em estrutura devem ser priorizados, pois estão ligados diretamente ao cliente e ao funcionamento da empresa. Profissionais de gestão financeira poderão lhe ajudar muito nisso, apoiando nos seus investimentos da empresa e os pessoais também.
Conclusão
Você e sua empresa jamais, em hipótese alguma, podem utilizar uma mesma conta bancária no dia a dia. A empresa tem o dinheiro dela, essencial para abrir as portas todo santo dia, assim como você tem o seu, para sustentar sua família e realizar todos os seus sonhos de consumo e, claro, investir numa aposentadoria feliz e bem sustentada. É preciso potencializar o que ganhamos, para multiplicar o dinheiro, mas isso deve ser feito com foco e sabedoria.
Comentários